Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4617
Título: As 24 horas – Cooperação e performance em dois eventos formativos
Autor: Evangelista, Ana Rita da Silva
Orientador: Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
Palavras-chave: Cooperação
Performance grupal
Contexto organizacional
Cooperation
Group performance
Organizational context
Data de Defesa: 2010
Resumo: A cooperação é definida como “um grupo de indivíduos que trabalham juntos para atingir um objectivo comum” (Deutsch, 1949, 1962, cit. por Tauer e Harackiewicz, 2004). A performance é definida como comportamentos/acções relevantes para os objectivos da organização (McCloy, Campbell e Cudeck, 1994, cit. por Shao e Skarlicki, 2009, p. 195). Um trabalho complexo pode obter melhores resultados se for efectuado em equipa, uma vez que os colaboradores ao cooperarem vão obter uma maior performance (Tjosvold, 1995, cit por Levi, 2001). Este estudo teve como objectivo analisar a relação entre a cooperação e a performance, e a existência de diferenças significativas na percepção de cooperação nos dois momentos avaliativos. A amostra foi constituída por 107 participantes, 63 do sexo masculino e 44 do sexo feminino, com idades entre os 17 e os 48 anos, que participaram em dois eventos formativos (gestão – 62 sujeitos; logística – 45 sujeitos). Os resultados mostraram que no primeiro momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala de cooperação incondicionada e a performance para o grupo de gestão, e no segundo momento de aplicação do questionário foram encontradas correlações negativas entre a subescala cooperação incondicionada e a performance para a amostra total, e para o grupo de logística entre a subescala de cooperação condicionada e a performance e entre a subescala de cooperação com a chefia e colegas e a performance. Nos dois momentos em que a cooperação foi medida não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas.
ABSTRACT: Cooperation is defined as "a group of individuals working together toward a common goal" (Deutsch, 1949, 1962, cit. by Tauer and Harackiewicz, 2004). Performance is defined as behaviors or actions relevant to the goals of the organization (McCloy, Campbell, and Cudeck, 1994, cit. by Shao and Skarlicki, 2009, p. 195). A complex job can get better results if it is done as a team, since when employees cooperate they achieve greater performance (Tjosvold, 1995, cit. by Levi, 2001). This study’s objective was to analyze the relationship between cooperation and performance, and the existence of differences in the two administrations of the cooperation questionnaire. The sample consisted of 107 participants, 63 males and 44 females, with ages between 17 and 48 years, who participated in two training events (management - 62 subjects; logistic - 45 subjects). The results showed that there were found negative correlations between some of the cooperation subscales and the performance, and that there were no significant differences in the two moments in which cooperation was measured.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4617
Designação: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

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