Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4272
Título: Desenvolvimento das concepções sobre a funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar
Autor: Vicente, Teresa Mafalda Duarte Barroso
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Literacia emergente
Desenvolvimento
Funcionalidade
Conceptualizações
Emergent literacy
Development
Functions
Conceptualisations
Data de Defesa: 2009
Resumo: Com o presente trabalho, o qual se insere na perspectiva da literacia emergente, tentou-se caracterizar o desenvolvimento das concepções acerca da funcionalidade da leitura e da escrita em crianças de idade pré-escolar e, por outro lado, se esse desenvolvimento está associado às conceptualizações da linguagem escrita. A amostra do nosso estudo foi constituída por 73 crianças, mais concretamente, 23 crianças de 3 anos, 25 crianças de 4 anos e 25 crianças de 5 anos. Todas as crianças frequentavam o jardim-de-infância. A metodologia utilizada permitiu, ao nível da funcionalidade, conhecer as razões que as crianças referem para quererem aprender a ler e a escrever e as funções atribuídas à leitura e à escrita (Entrevista sobre a Funcionalidade da Leitura e da Escrita), bem como verificar o conhecimento que as crianças têm de diversos suportes escritos e das respectivas funções e, ainda, constatar se associam correctamente os conteúdos aos suportes (Prova dos Suportes de Leitura e de Escrita). Por outro lado, de forma a verificarmos se existe uma relação entre o desenvolvimento das concepções acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, através da Prova das Conceptualizações caracterizamos os níveis conceptuais em que se situam as crianças. Os resultados obtidos vão no sentido do que é defendido pela perspectiva da literacia emergente, ou seja, que as crianças desde cedo, antes do ensino formal, já possuem conhecimentos quer acerca da funcionalidade quer ao nível das conceptualizações. Ao caracterizarmos esses conhecimentos tendo em conta as idades constatamos que existem diferenças entre elas, sendo observada uma evolução/progresso à medida que a idade aumenta. Por fim, concluímos que existe uma associação entre as concepções que as crianças têm acerca da funcionalidade e as conceptualizações das crianças sobre a linguagem escrita.
ABSTRACT: The purpose of this work, based on the perspective of emergent literacy, is to characterise the conceptive development of the functions of reading and writing in children of pre-school age and also to discover any associations this development might have about conceptualisations of written language. Our study involved 73 children, more specifically, 23 three-year-olds, 25 four-year-olds and 25 five-year-olds. All the children were in nursery school education. The methodology used allowed us, on a working level, to get to know the reasons the children referred to about wanting to learn to read and write and the functions attributed to reading and writing (Interview about the Functions of Reading and Writing). It also permitted us to check the knowledge that the children had of diverse written supports and their respective functions and, furthermore, to notice if they correctly associated the contents with the supports (Evidence of Reading and Writing Supports). On the other hand, in the way we verified the existence of a relationship between the development of conceptions about the functions and conceptualisations about written language, in the Evidence of Conceptualisations, we characterised the conceptual levels in which the children were situated. The results obtained lean towards that which is defended by the perspective of emergent literacy, namely that children from an early age, before formal education begins, already have knowledge about both functions and conceptualisations. Characterising this knowledge, keeping in mind the different ages of the children, we noticed that differences exist between them, observing an evolution/progression as the age increases. Finally, we conclude that an association exists between the conceptions that children have about the functions and the children’s conceptualisations about the written language.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4272
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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