Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4251
Título: Comparação dos efeitos de duas estratégias de intervenção diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem de uma regra morfo-sintáctica
Autor: Vitória, Joana Isabel Salvador Da Silva
Orientador: Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Morfemas
Integrada
Tradicional
Morphemes
Integrated
Traditional
Data de Defesa: 2009
Resumo: O objectivo da nossa investigação foi analisar qual das estratégias de intervenção, a tradicional ou a integrada, é mais eficaz na transmissão e na construção de conhecimentos ortográficos em crianças do 3º ano de escolaridade, com dificuldades na norma de conjugação de morfemas gramaticais de verbos regulares, na 3ª pessoa do plural, no pretérito perfeito e no futuro. O estudo experimental consistiu em ditados, pré e pós-teste, e dois tipos de programa de intervenção (abordagem tradicional vs abordagem integrada). Segundo este estudo, os alunos dos grupos experimentais têm melhores desempenhos ortográficos do que os alunos que não foram sujeitos a estratégias de intervenção. Por outro lado, os alunos alvo de uma intervenção integrada revelam melhores resultados do que os alunos sujeitos a uma abordagem tradicional. 27 participantes do 3º ano de escolaridade foram divididos em 3 grupos, dois experimentais e um de controlo. A abordagem integrada, aplicada ao grupo experimental 1, consistiu na descoberta e explicitação da regra, na exercitação e na produção textual, ambas com recurso à revisão. A abordagem tradicional, aplicada ao grupo experimental 2, consistiu na apresentação da regra, em cópias de frases com apelo à revisão. Através de uma Anova, procedemos ao tratamento estatístico, onde se verificou existirem diferenças significativas entre os grupos experimentais e o grupo de controlo, corroborando a hipótese 1. Por sua vez, encontrámos também diferenças significativas entre ambos os grupos experimentais, confirmando também a hipótese 2. Chegámos, assim, à conclusão de que existe um processo evolutivo no que concerne a capacidade de representar as normas ortográficas.
ABSTRACT: The purpose of this study was to investigate which of the intervention strategies – traditional or integrated – is more effective when tutoring and developing orthographic skills in third-graders who have difficulty putting into practice the conjugation rule for grammatical morphemes of regular verbs in the third person plural, in the simple past and future tenses. The experimental study involved dictations, before and after the test, and two types of intervention programs (traditional approach VS. integrated approach). According to this study, the students from experimental groups have better results than the ones that had not any type of intervention. Secondly, the students who were target of an integrated intervention show better results than the ones subject to the traditional approach. Twenty-seven third-grade participants were divided into three groups, two of them experimental and one control group. The integrated approach, applied to experimental group 1, consisted in discovering and saying what the rule was, practicing and doing writing tasks with the help of revision. The traditional approach, applied to experimental group 2, consisted in presenting the rule, copying sentences with the help of revision. With the help of an ANOVA, we processed the statistic data and we found major differences between the experimental groups and the control group, corroborating hypothesis 1. Besides, we found significant differences between both the experimental groups, which also confirms hypothesis 2. We concluded that there is an evolutional process concerning the ability to represent orthographic rules.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4251
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
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