Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4234
Título: A relação entre a consciência fonológica a consciência morfológica e o sucesso na aquisição da ortografia em crianças com dificuldades de aprendizagem ao nível da ortografia do 2º e 3º ano do ensino básico
Autor: Almeida, Hugo Carvalho de
Orientador: Monteiro, Vera
Palavras-chave: Consciência fonológica
Consciência morfossintáctica
Ortografia
Erros ortográficos
Phonological awareness
Morphological awareness
Spelling
Spelling errors
Data de Defesa: 2010
Resumo: Esta investigação tem como principais objectivos a análise das relações entre as competências metalinguísticas, consciência fonológica (capacidade de manipular e reflectir sobre o sons da fala), consciência morfológica (capacidade para reflectir e manipular sobre a estrutura morfológica das palavras) e a aquisição da ortografia (desempenho e natureza dos erros dados numa prova de ditado) por parte de crianças com dificuldades ortográficas que frequentavam o 2º e 3º anos de escolaridade do primeiro ciclo. Para a realização do estudo, foi constituída uma amostra de 60 crianças, 30 do 2º ano e 30 do 3º ano de escolaridade. Para este estudo foram utilizadas: uma prova de ditado, duas provas de avaliação de consciência fonológica e uma prova avaliar a consciência morfológica. Após ao tratamento estatístico dos dados obtidos nas diferentes provas foi possível perceber que, os resultados apontam para uma relação entre a consciência fonológica, consciência morfológica e os erros relacionados com, regras contextuais, erros morfológicos e os erros de estritamente fonéticos. Verificou-se ainda que, para crianças com dificuldades de aprendizagem ao nível da ortografia, as diferenças entre as duas competências metalinguísticas, a natureza e a frequência dos erros, não variam em função do ano de escolaridade.
ABSTRACT: One of the main objectives of this investigation is the analysis of the relationship between metalinguistic skills, phonological awareness (capacity to manipulate and reflect on speaking sounds), morphological awareness (capacity to reflect on and manipulate the morphological structure of words) and spelling (accomplishment and nature of the errors in a dictation test) from children with orthographical difficulties that are in class 2 and 3. In order to conduct this study a sample of 60 children was constituted, 30 from 2 grade and another 30 from 3 grade. For this study we used: a spelling test, two phonological awareness tests and a test to evaluate the children’s morphological awareness. After the statistic analysis of the data obtained through the different tests it was possible to understand that the results point out a relationship between the phonological awareness, the morphological awareness and the errors related to contextual rules, morphological errors and errors that are strictly phonetic. We also verified that the differences between metalinguistic skills, the nature and frequency of the errors do not vary by classes for children with learning difficulties at an orthographic level.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4234
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13786.pdf991,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.