Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4213
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRodrigues, Vitor Amorim-
dc.contributor.authorFerreira, Joana Patrício-
dc.date.accessioned2015-12-17T20:20:10Z-
dc.date.available2015-12-17T20:20:10Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/4213-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitáriopt_PT
dc.description.abstractA experiência de ser-no-mundo com um filho com SA merece toda a atenção dada a escassez de estudos qualitativos na área. O entendimento de como é ser cuidadora, do impacto que tem o diagnóstico, das estratégias usadas, do suporte sentido e perspetivas de futuro, são aspetos interessantes de estudo. Este estudo foi composto por 4 estudos de casos, onde integraram quatro mães de crianças com SA em período escolar, utilizando o IPA (interpretative phenomenological analysis). Surgiu como estrutura invariante a escassa informação sobre SA, estratégias de enfrentamento do problema causando uma grande fonte de exaustão; valorização do suporte escolar; atitude mais paciente das cuidadoras face aos conjugues; desejo de normalização e preocupações a nível das relações interpessoais. A nível de variâncias nos casos foi notado quer suporte familiar, quer falta dele, contudo, no último caso, marcados sentimentos de tristeza e incompreensão; isolamento social por introjeção das características do filho num dos casos; e reinterpretação positiva do diagnóstico por uma das mães.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The experience of being-in-the-world with a child with AS deserves all the attention due to the scarcity of qualitative studies in the area. Understanding how to be caring, the impact it has the diagnosis, the strategies used, the support direction and future prospects, are interesting aspects of study. This study consisted of four case studies, which integrated four mothers of children with AS in school time, using the IPA (interpretative phenomenological analysis). It emerged as invariant structure the scant information about AS, strategies of facing the problem causing a great source of exhaustion; enhancement of school support; more patient attitude of caregivers face the spouses; desire for standardization and concerns when it comes to interpersonal relationships. In the variance of the cases was noticed either family support or lack of it, however, in the latter case, marked feelings of sadness and incomprehension; social isolation by introjection of the child's features in one case; and positive reinterpretation of the diagnosis by one of the mothers.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSíndrome de aspergerpt_PT
dc.subjectCuidadoraspt_PT
dc.subjectSer-no-mundopt_PT
dc.subjectAsperger's syndromept_PT
dc.subjectCaregiverspt_PT
dc.subjectBeing-in-the-worldpt_PT
dc.titleA experiência de ser-no-mundo com um filho com síndrome de aspergerpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT
dc.identifier.tid201036827-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapt_PT
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
20085.pdf2,57 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.