Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4195
Título: Famílias: Influências no desenvolvimento e comportamento infantil,através da percepção de pais e professores
Autor: Figueiredo , Cláudia Rodrigues Sequeira de
Orientador: Botelho, Teresa Margarida Morais Pita
Palavras-chave: Famílias
Desenvolvimento infantil
Comportamento
Families
Infant’s development
Behaviour
Data de Defesa: 2010
Resumo: A família desempenha um papel importante do desenvolvimento e comportamento infantil, sendo que o divórcio pode tornar-se uma experiência stressante. O presente estudo, de carácter exploratório comparativo, tem como objectivo verificar se existem diferenças no comportamento de crianças em situação monoparental, com pais separados ou divorciados, e crianças em famílias intactas, pais juntos ou casados, através da percepção de pais e professores. Os Instrumentos utilizados foram: Child Behaviour Checklist, Teatcher´s Report Form e o Questionário de Caracterização da Amostra. A amostra, de conveniência, é constituída por 30 crianças em famílias monoparentais e 32 crianças em famílias intactas a frequentar o 1º ciclo (6 aos 10 anos). Segundo os resultados, os professores tendem a identificar as crianças do grupo monoparental como tendo mais problemas de comportamento do que as crianças do grupo de famílias intactas o que leva à ideia de que o divórcio poderá ser um factor importante no comportamento infantil.
ABSTRACT: Family plays a very important role in the development and behaviour of infant’s, there for, divorce may be a very stressful experience for them. The objective of this exploratory comparative research is to check if there are differences in child’s behaviour between a single parent’s situation, with divorced or separated parents, and children with two parents married or living together, through the perception of their own parents and teachers. The instruments used to evaluate the sample were: Child Behaviour Checklist, Teatcher´s Report Form and The Sample Characterization Questionnaire. This convenience sample is consisted by 30 children from a single parent situation and 32 other children from families with two married parents, between 6 and 10 years old. According to the results obtained, teachers tend to identify single parents’ children as having more behaviour problems than the ones from married parents; therefore divorce can have an important role in children’s behaviour.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4195
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13885.pdf961,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.