Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4180
Título: Crenças dos educadores de infância relativas à educação matemática no pré-escolar
Autor: Pereira, Rubina Freitas
Orientador: Ramalho, Glória
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Crenças
Educação matemática
Pré-escolar
Beliefs
Mathematics education
Preschool
Data de Defesa: 2012
Resumo: Muitas pesquisas têm sido realizadas sobre o papel essencial das crenças dos educadores de infância na educação matemática no pré-escolar (e.g. Benz, 2010a, 2010b; Lee & Ginsburg, 2009; Ngan Ng, Lopez-Real & Rao, 2002; Tsamir & Tirosh, 2009). Passou a ser-lhes reconhecida a sua importância nas práticas pedagógicas desenvolvidas (Ponte, Matos & Abrantes, 1998). Os objectivos deste estudo são analisar as atitudes relativas à matemática de 70 educadores que no presente ano lectivo (2011/2012) trabalham com crianças dos 4 e 5 anos como também analisar e relacionar as suas crenças sobre os diferentes aspectos relativos à educação matemática no pré-escolar. A evidência empírica deste estudo provém do estudo de Benz (2010a, 2010b). O instrumento utilizado para a recolha de dados é uma tradução para a língua portuguesa realizada por Marques, Elias e Ramalho do questionário de Benz (2010a). Os resultados, no geral, são consistentes com os resultados do estudo de Benz (2010a, 2010b). Apesar de não se confirmar as hipóteses relativas aos parâmetros populacionais, pode-se concluir que, na amostra deste estudo, as crenças dos educadores sobre a matemática estão associadas às suas crenças sobre a aprendizagem desta disciplina como também sobre o papel do erro no processo de aprendizagem da matemática. Conhecer estas crenças é essencial para se poder construir propostas de acção com os próprios educadores e, assim, melhorar as suas práticas e, em última instância, melhorar a aprendizagem e a compreensão matemática das crianças.
ABSTRACT: Much research has been conducted about the importance of educators’ beliefs in mathematics education in preschool (e.g. Benz, 2010a, 2010b, Lee & Ginsburg, 2009; Ngan Ng, Lopez-Real & Rao, 2002; Tsamir & Tirosh , 2009). They recognized that these professionals have beliefs about mathematics education and that they are important for their teaching practices (Ponte, Matos & Abrantes, 1998). This research examines the attitudes towards mathematics of 70 educators who are working, in this year (2011/2012), with children four and five years old; it also analyses the relationships between their beliefs about different aspects of mathematics education. The empirical evidence of the present research is based on the study of Benz (2010a, 2010b). The instrument used for data collection is a translation of Benz (2010a) questionnaire to the Portuguese language. The results, in general, are consistent with the results of Benz (2010a, 2010b). Although they do not validate the hypotheses concerning population parameters, it can be concluded that in the sample the view of mathematics seems to influence the beliefs concerning learning and handling mistakes. A better understanding of the nature of teachers' beliefs about early mathematics education seems to be essential to build some further action with the teachers and thus to improve their professional preparation and practices and, ultimately, improve children’s learning and mathematical understanding.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4180
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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