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Título: Autonomia moral em crianças que frequentam uma escola pública do ensino básico : Diferenças entre género
Autor: Formas, Luís Manuel Martins
Orientador: Aguiar, Cecília
Palavras-chave: Autonomia moral
Moral
Autonomia
Heteronomia
Juízo moral
Moral autonomy
Moral
Autonomy
Heteronomy
Moral judgement
Data de Defesa: 2008
Resumo: Neste trabalho, analisa-se a influência do género sobre a autonomia moral, tendo como principais influências as teorias de Piaget e Kohlberg. Para o efeito, é utilizada uma amostra constituída por 34 crianças de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, que frequentam uma escola pública do ensino básico. Como instrumento de avaliação utilizou-se a escala de Kurtines e Pimm (1983), que foi adaptada à população portuguesa (Fonseca, 1987). De acordo com os resultados obtidos, a diferença esperada entre géneros no tipo de respostas não se verificou nas três primeiras histórias, ou seja, o tipo de resposta moral não diferiu significativamente em função do género. No entanto, a quarta história não se enquadrou nestes resultados; nela foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os géneros e entre as diferentes idades. Surpreendentemente, a quarta história demonstrou influenciar significativamente o tipo de resposta.
ABSTRACT: In this work, we examine the influence of gender on moral autonomy, within the influence of the theories of Piaget and Kohlberg. To that end, participated in this study 34 children of both genders, aged between 6 and 9 years, who attend public schools of elementary education. The scale of Kurtines and Pimm (1983), adapted to the Portuguese population (Fonseca, 1987) was used. According to the results, the expected difference between genders in first three stories was not observed; the kind of response did not differ significantly. However, the fourth story does not fit in these results: there were statistically significant differences between the sexes and between different ages. Surprisingly, the fourth story has a significant influence in the type of response.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4135
Designação: Mestrado em Psicologia Clínica
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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