Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Teoria da mente e compreensão de verbos metacognitivos em crianças de idade pré-escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
15343.pdf128.92 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo teve como objectivo analisar como se articula a compreensão das falsas crenças e a compreensão dos verbos metacognitivos em crianças portuguesas dos 3 aos 5 anos. Para tal aplicou-se, individualmente, às 40 crianças que participaram neste estudo, um teste de linguagem (Sim-Sim, 2004), um teste de resolução de falsas crenças (Peskin & Astington, 2004), um teste de explicação das falsas crenças (Peskin & Astington, 2004) e um teste de compreensão de verbos metacognitivos (Peskin & Astington, 2004). Os resultados obtidos revelam que em todas a tarefas as crianças de 3 anos obtiveram resultados significativamente superiores às crianças de 5 anos. Contudo, verificou-se um melhor desempenho nas tarefas de conteúdo inesperado do que nas tarefas de mudança inesperada de lugar. Quanto à relação entre as variáveis – linguagem, resolução de falsas crenças, explicação das falsas crenças e compreensão de verbos metacognitivos – confirmou-se para a totalidade dos participantes a existência de correlações elevadas e significativas entre todas as variáveis do estudo, excepto entre a explicação das falsas crenças e a compreensão de verbos metacognitivos. A correlação entre a resolução das falsas crenças e a linguagem, e a compreensão dos verbos metacognitivos foram elevadas e signifivativas como esperávamos (r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01, respectivamente). No entanto o padrão de correlações não é o mesmo em todos os grupos de idade, indicando que as relações entre o desenvolvimento da linguagem e da teoria da mente não são lineares.
ABSTRACT: This study pretended to analyze how false-belief comprehension and metacognitive verbs comprehension are articulated in Portuguese children with ages between 3 and 5 years old. For that reason it was applied, individually, to the 40 children that participated in this study, a language test (Sim-Sim, 2004), a falsebelief prediction test (Peskin & Astington, 2004), a false-belief explanation test (Peskin & Astington, 2004) and a metacognitive verbs comprehension (Peskin & Astington, 2004). The results of this investigation allow perceiving that in all tasks with 3 years old children had resulted significantly higher, when compared to the results of the 5 years old children. However the performance was better in unexpected contents task than in location change tasks. The relation among the variables – language, false-belief prediction, false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension - was confirmed the existence of the high and significant correlations among all the variables of the study, except between the false-belief explanation and metacognitive verbs comprehension. The correlation among the false-belief prediction and language and metacognitive verbs comprehension was high and significantly as we waited r(N=40) =.67, p < .01 e r=.56, p < .01,respectively). However the standard of correlations is not the same in all age groups, indicating that the relations between the language development and theory of mind are not linear.

Description

Keywords

Falsas-crenças Verbos metacognitivos Teoria da mente False-belief Metacognitive verbs Theory of mind

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License