Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4094
Título: Integração : Uma realidade : Que problemas?
Autor: Andrade, Maria da Graça
Tinto, Maria Helena Rio
Amaro, Olga
Martins, Rosário
Gonzalez, Carmen
Palavras-chave: Integração
Necessidades Educativas Específicas
Paralisia Cerebral
Integration
Educative specific needs
Cerebral palsy
Data: 1996
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 14, 371-374
Resumo: Os autores abordam os problemas de integração da criança com deficiência no ensino regular, salientando a importância do apoio individualizado, adaptação curricular e metologia de avaliação e da sensibilização dos professores e da Escola A problemática de deficiência com base no desenvolvimento óptimo das capacidades de cada criança. Será que a nossa Escola está preocupada e tem meios eficazes para atingir estes objectivos? Uma Escola sem barreiras arquitectónicas e sobretudo sem barreiras sociais e humanas onde a criança com deficiência se possa sentir feliz com autoconfiança e auto-estima, não é uma situação fácil no nos - so país e exige uma verdadeira mudança de atitudes. São abordados alguns problemas de integração em vários países da Europa com dados históricos da sua evolução e resultados, sendo referidas várias modalidades de integração. Os autores expõem a sua experiência neste campo abordando a modalidade de integração progressiva utilizada com um grupo de crianças do Centro através de um trabalho conjunto com a Escola da comunidade local. O objectivo deste trabalho foi a criação de ocasiões propícias a um intercâmbio de experiências pedagógicas entre a Escola regular e a Escola do nosso Centro através de actividades conjuntas criando oportunidades educativas ligadas ao ecosistema cultural, desenvolvendo acções de sensibilização dos pais, professores, alunos e autoridades locais A problemática da criança com deficiência. Os autores consideram de grande importância a colaboração estreita entre os Serviços de Saúde e de Educação com um diagnóstico, avaliação e intervenção precoces através de equipas multidisciplinares incluindo sempre os Pais nas decisões.
ABSTRACT: The authors present the main problems regarding the integration of disabled children in ordinary schools. This integration can have different models. To make possible the full integration it is always necessary not only to provide the necessary extra help of technicai aids, adaptations to avoid physical barriers and personal to help and to assist individually the child, but as well to sensibilize the teachers, the parents and the community in general. The teachers have to be prepared to adapt the curriculum to the child’s individual needs in order to provide the best stimulation and motivation with self confidence and self esteem. We describe our experience of progressive integration with joint teaching programs betwen the regular school near the Centre and a group of children of our classes some of them with severe disabilities using help technology and alternative ways for communication. This exchange of pedagogic experience was very creative and gave good opportunities for acceptance of handicapped children and better learning about how to deal with their problems in ordinary environment.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4094
ISSN: 0870-8231
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