Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4071
Título: Impacto de um programa de treino fonológico em crianças do 2º ano de escolaridade com dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita
Autor: Mata, Andreia Filipa Rodrigues da
Orientador: Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Treino fonológico
Fluência de leitura
Dificuldades na leitura e na escrita
Phonological training
Reading fluency
Reading and writing disabilities
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo pretende verificar o efeito na aprendizagem da leitura de um Programa de Treino Fonológico, em crianças a frequentar o 2º ano de escolaridade formal, em situação de pares, com dificuldades de aprendizagem a nível da leitura e da escrita. Foi realizada uma investigação experimental com um total de 18 participantes, que foram divididos em dois grupos, um grupo experimental, que foi sujeito ao programa de treino fonológico, e um grupo de controlo. Foi controlada a idade e o nível de inteligência. Posteriormente foi realizado um pré-teste, seguido do programa de treino fonológico que teve a duração de 13 sessões e finalmente realizou-se o pós-teste. As crianças foram avaliadas no pré e pós-teste ao nível da consciência fonológica e da leitura. O programa de treino fonológico teve como objetivo levar as crianças a adquirir a capacidade de identificar fonemas iniciais em diversas palavras com suporte figurativo. Os resultados indicaram que o programa de treino fonológico foi eficaz, dado que a evolução na leitura foi maior no grupo sujeito ao programa, o que revela que este tipo de programas parece ser uma das estratégias que poderiam ser implementadas com crianças com dificuldades na leitura e escrita.
ABSTRACT: The present study investigated the effect of a Phonological Training Program on the ability to learn how to read Program of children with learning disabilities attending the second year of formal schooling, in pairs at the level of reading and writing. An experimental investigation was performed involving a total of 18 participants divided in two groups, an experimental group which was subjected to the phonological training and a control group. Age and level of intelligence were controlled. A pre-test was performed, followed by the phonological training program which lasted 13 sessions and finally the post-test was performed. Phonological consciousness and reading fluency were evaluated on the pre and post-test of. The phonological training program main objective was to take children to acquire the ability to identify initial phonemes in different words with figurative support. The results indicated that the phonological training program was effective, given that the progress in reading fluency was higher in the group subjected to the program, which shows that this type of programs seem to be one of the strategies that could be implemented with children with reading and writing disabilities.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4071
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18101.pdf1,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.