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Título: A importância da ansiedade de separação materna para o desenvolvimento socio emocional da criança
Autor: Caldeira, Cristiana
Orientador: Torres, Nuno
Palavras-chave: Ansiedade de separação materna
Desenvolvimento socio emocional
Vinculação
Competência social
Maternal separation anxiety
Socio emotional
Linking
Social competence
Data de Defesa: 2012
Resumo: Objectivo: Este estudo teve como objectivo verificar de que forma Ansiedade de Separação Materna influência o Desenvolvimento Socio Emocional da Criança. Neste estudo são presentadas ideias sobre vinculação ou ligação afetiva da acriança á sua mãe e de que forma essa ligação influência o desenvolvimento socio emocional da criança. Método: Neste estudo participaram mães e educadoras de Crianças em idade pré-escolar entre os 2 e os 5 anos. As mães eram casadas ou viviam em união de facto e trabalhavam a tempo inteiro ou parcial. Para este estudo foram utilizados duas escalas, uma Escala de Competência Social e de Avaliação do Comportamento (SCAV) e uma Escala de Ansiedade de Separação Materna (ASM). Resultados: pode-se verificar que a ansiedade de separação da mãe está associada a uma serie de características sociodemográficas. Pode-se verificar também que não existem relações lineares entre os dois instrumentos, no entanto, verificou-se que os rapazes das mães com mais ansiedade de separação materna tem significativamente menos competência social, comparativamente com as raparigas. Conclusão: Pode-se concluir que de facto existe uma relação entre a ansiedade de separação materna e que esta tem influência no desenvolvimento socio emocional da criança a vários níveis, tais como, a competência social, agressividade e isolamento.
ABSTRACT: Objective: This study aimed to verify how Maternal Separation Anxiety influences Socio Emotional Development of the Child. In this study are presented ideas about binding or emotional connections to her mother's and how that connection influences the socio emotional child. Methods: This study involved mothers and educators of children in school age between 2 and 5 years. The mothers were married or living unmarried and working full time or part time. For this study we used two scales, a Scale of Social Competence and Behavior Rating (SCAV) and a range of Maternal Separation Anxiety (ASM). Results: it can be seen that the separation anxiety of the mother is associated with a number of socio demographic characteristics. It can also be seen that there is no linear relation between the two instruments, however, it was found that the sons of the mothers with more maternal separation anxiety has significantly less social competence compared with daughters. Conclusion: We can conclude that there’s indeed a relation between maternal separation anxieties and that this influences the socio emotional child at various levels, such as social competence, aggression and isolation.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4070
Designação: Mestrado em Psicologia Clínica
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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