Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4069
Título: Intraempreendedorismo, reputação e empenhamento afectivo: Que relações?
Autor: Kojuharova, Vanessa Valerieva
Orientador: Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Palavras-chave: Intraempreendedorismo
Reputação
EA
Intrapreneurship
Reputation
AC
Data de Defesa: 2008
Resumo: O objectivo principal do presente estudo consiste em perceber de que forma se relacionam o intraempreendedorismo, a reputação e o empenhamento afectivo (EA). Foram recolhidas duas amostras (88 colaboradores e 93 clientes) numa empresa multinacional da área da restauração. A reputação pode ser definida, de forma lata, como um conjunto de crenças sobre a capacidade da empresa conseguir satisfazer os interesses dos vários grupos que se relacionam com ela (Gabbioneta, Ravasi & Mazzola, 2007). O intraempreendedorismo pode ser definido, por sua vez, como o empreendedorismo em organizações existentes (Antoncic & Hisrich, 2003). As relações entre intraempreendedorismo e reputação (e.g. Lumpkin & Dess, 1996), intraempreendedorismo e EA (e.g. Holt, Rutherford & Clohessy, 2007) e reputação e EA (e.g. Wiedmann & Buxel, 2005) têm sido sugeridas na literatura. Com o objectivo de testar as principais hipóteses foram utilizadas Correlações e a Regressão Linear. Verificou-se que o intraempreendedorismo tem um impacto positivo na reputação e no EA. Os resultados indicam ainda que a reputação tem um impacto positivo no EA e que possui um efeito mediador na relação entre intraempreendedorismo e EA. Adicionalmente, verificou-se que a reputação tem um impacto positivo na fidelidade de clientes. Os resultados sugerem, também, que não existem diferenças na percepção da reputação de acordo com a idade e o género, mas que existem differenças entre as percepções de grupos de interesse internos e externos à organização. São tecidas considerações relevantes para as temáticas em estudo e as implicações dos resultados são discutidas.
ABSTRACT: The main goal of the present investigation consists in understanding how intrapreneurship, reputation and affective commitment (AC) relate with each other. Two samples were collected (88 employees and 93 customers) from a multinational food service company. Reputation can be broadly defined as a set of collectively held beliefs about a company’s ability to satisfy the interests of its various stakeholders (Gabbioneta, Ravasi & Mazzola, 2007). On its turn, intrapreneurship can be defined as entrepreneurship in existing organizations (Antoncic & Hisrich, 2003). Relationships between intrapreneurship and reputation (e.g. Lumpkin & Dess, 1996), intrapreneurship and AC (e.g. Holt, Rutherford & Clohessy, 2007) and reputation and AC (e.g. Wiedmann & Buxel, 2005), have been suggested in literature. For testing the main hypothesis, Correlations and Linear Regression were used. The results show that intrapreneurship has a positive impact on reputation and on AC. The results also indicate that reputation has a positive impact on AC and that it has a mediating effect on the relationship between intrapreneurship and AC. Additionally, results suggest that reputation has a positive impact on customers loyalty. It was also verified that there are no differences on reputation’s perceptions according to age and gender, but that there are differences between internal and external stakeholders’ perceptions of reputation. Relevant considerations are made about the topics in study and implications of results are discussed.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4069
Designação: Mestrado de Psicologia
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

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