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Título: Gentle Teaching: Uma resposta alternativa para jovens adultos com deficiência mental: Cinco estudos de caso
Autor: Reis, Joana Calheiros Braga Norton dos
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Deficiência mental
Competências sociais
Gentle teaching
Mental retardation
Social skills
Data de Defesa: 2009
Resumo: O principal objectivo deste estudo consiste em caracterizar a evolução do comportamento social de cinco jovens adultos com deficiência mental que, apresentam um nível de autonomia considerado mínimo para integrar um projecto de vida com uma valência já profissional. Estes jovens estão integrados, há pelo menos um ano, numa instituição que desenvolve projectos para esta população e que utiliza a abordagem “Gentle Teaching” Para tal, utilizamos instrumentos quantitativos e qualitativos fornecidos pela instituição. O instrumento quantitativo consiste numa grelha de avaliação de competências adquiridas pelo jovem, e a vertente qualitativa consiste nos comentários formais das técnicas de formação. Pudemos constatar que a avaliação quantitativa do progresso social destes alunos é muito difícil devido às características inerentes ao instrumento e à sua cotação. Relativamente à avaliação qualitativa, esta oferece-nos enorme detalhe acerca de cada caso e de todos os aspectos das suas vidas. As descrições de cada participante acerca do seu comportamento individual, em grupo, as suas competências técnicas, etc. são exaustivas permitindo-nos afirmar, com os cuidados necessários, que todos os casos tendem a evoluir.
ABSTRACT: The main objective of this study is to analyze the progress of five young adults with mental retardation, in acquiring adequate social skills. These young adults have a minimum level of autonomy to be able to attend professional training and have been integrated for at least a year in an institution that develops projects for this population with the aid of “Gentle Teaching.” To achieve such an objective, we have used quantitative and qualitative methods provided by the institution, which consist of, respectively, a skills evaluation scale and formal report comments provided by the professionals working with these young adults. We discovered that the characteristics of the skills evaluation scale, such as the criteria used to evaluate the acquisition of a skill, do not allow us to reach a conclusion regarding the progress of these young adults. Regarding the qualitative methods, these offer us detailed information about each case, allowing us to carefully confirm that all cases tend to evolve.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4053
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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