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Título: O desenvolvimento do sentido de número em crianças em idade pré-escolar
Autor: Alves, Ana Margarida de Nunes
Orientador: Ramalho, Glória
Palavras-chave: Sentido de número
Crenças e expectativas
Meio socioeconómico baixo
Number sense
Beliefs and expectations
Low socio-economic background
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo estudar o desenvolvimento do sentido de número nas crianças que frequentam o ensino pré-escolar, concomitantemente analisou-se também o desempenho matemático e a sua relação com o género dos alunos, condições socioeconómicas das respetivas famílias e as crenças das educadoras. Participaram neste estudo 33 alunos a frequentar duas salas do último ano da educação préescolar do concelho de Lisboa de um meio socioeconómico baixo. Os instrumentos utilizados foram o TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) depois traduzido e adaptado para a língua portuguesa e a escala de crenças e atitudes de Benz (2008) também traduzida e adaptada para esta língua. Os resultados indicam que as crianças têm um baixo desempenho no TEMA3, não existindo diferenças significativas entre géneros e que as educadoras possuem fortes crenças relativas ao ensino e aprendizagem da matemática no pré-escolar em meios socioeconómicos baixos.
ABSTRACT: The main objective of the present work is to study the development of number sense in children attending pres-school, concomitantly it was analyzed the mathematical performance and its relationship with the students' gender, socio-economic conditions of their families and beliefs of educators. Participants in this study included 33 students attending two rooms on the last year of education Preschool education in Lisbon, from a low socio-economic background. The instruments used were the TEMA3 (Ginsburg & Baroody, 2003) later translated and adapted to Portuguese and range of beliefs and attitudes Benz (2008) also adapted and translated into this language. The results indicate that children have a poor performance in TEMA3, with no significant differences between genders and that educators have strong beliefs regarding the teaching and learning of mathematics in preschool in low socio-economic background.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4040
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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