Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/4008
Título: Envolvimento parental, motivações e expetativas
Autor: Rehemtula, Nurin Jalaludin Hassanali
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente estudo pretende investigar o envolvimento parental e as transformações que o mesmo poderá causar na vida de uma criança. As transformações incluem resultados académicos e resultados motivacionais. O estudo tem duas vertentes; a primeira pretende compreender o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos e de que forma este envolvimento poderá motivar tanto os filhos nas suas tarefas escolares, como os pais numa participação ativa nas atividades escolares; a segunda vertente pretende averiguar os motivos que levam os pais a envolverem-se na vida escolar dos filhos, as suas expetativas em relação aos filhos, desde competências a resultados académicos. Neste sentido seria pertinente apurar de que forma estas expetativas poderão atuar no rendimento académico do aluno. É, também, importante compreender se a motivação para as tarefas escolares aumenta quando os pais se encontram envolvidos na vida escolar dos filhos. Com este trabalho, pretende-se contribuir, particularmente, para a compreensão da problemática relativa ao envolvimento dos pais no progresso escolar dos filhos, pois ao compreender-se a importância do envolvimento parental, os pais poderão mudar determinados comportamentos em benefício dos seus filhos. Com os resultados desta pesquisa, que aborda o contexto Português, serão identificados quais os principais comportamentos de envolvimento dos pais na educação dos seus filhos. Quando analisados os dados dos questionários, as dimensões em que os pais se evolvem, serão identificadas e poder-se-ão utilizar essas dimensões para o benefício do aluno.
ABSTRACT: The current study aims to investigate the parental involvement and the transformations that it can have on a child's life. These include changes from the perspective of academic results and motivational results. This study has two streams; the first is to understand the involvement of parents in their children’s’ schooling, and how this involvement can motivate both children in their school work, and their parents in school activities; the second stream aims at finding out the drivers for parent involvement their children’s schooling, what their expectations are for the child, from skills to academic results. This way it would be relevant to understand how these expectations may affect academic performance of the student. It is also important to understand if the children’s motivation for schoolwork increases when parents are more involved. This study particularly aims at contributing to the understanding of problems relating to the involvement of parents in the educational development of their children, as understanding the importance of parental involvement parents may change certain behaviors in benefit of their children. With the results of this research, which focuses on the Portuguese context, the key behaviors of parental involvement in their children’s education will be identified. When analyzing data the dimensions where parents feel more involved will be determined, and may be used for the student’s benefit.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/4008
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18903.pdf1,73 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.