Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3986
Título: Avaliação da eficácia da formação: estudo das expectativas, satisfação e transferência de aprendizagem
Autor: Lopes, Ana Sofia Antão
Orientador: Oliveira, Teresa Cristina Clímaco Monteiro d'
Palavras-chave: Expectativas
Satisfação e transferência de aprendizagem
Expectations
Satisfaction and transfer of learning
Data de Defesa: 2011
Resumo: Na presente investigação pretendeu-se validar uma formação motivacional, através do estudo da transferência de aprendizagens, de acordo com o modelo de Holton III (1996, 2005). Para tal, foram utilizadas três medidas, o Inventário de Expectativas (antes da formação), a Ficha de Avaliação da Formação (no último dia da formação) e o Inventário do Sistema de Transferência de Aprendizagem (duas semanas após a formação). A amostra foi composta por 56 sujeitos que participaram na formação em análise. O estudo, primeiramente, foi correlacional, tendo como principal objectivo verificar a existência de relações entre as Expectativas dos formandos, a sua Satisfação e a Transferência de Aprendizagem que fazem para seu contexto de trabalho. Posteriormente, a fim de descobrir possíveis relações entre alguns dados demográficos dos formandos e os níveis de Expectativas, de Satisfação e de Transferência de Aprendizagem, procedeu-se a um delineamento exploratório. Começou-se por verificar que, em média, o nível de Expectativas foi razoável alto, o nível de Satisfação foi muito elevado e que o nível de Transferência de Aprendizagem foi razoável. Verificou-se através da análise factorial que as primeira e a segunda medidas contêm quatro dimensões, sendo que a terceira possui cinco. Por observação das correlações de Pearson, detectou-se uma relação positiva entre as Expectativas e Satisfação. Através de uma Regressão Múltipla, percebeu-se não existe nenhum poder preditivo das expectativas globais e da satisfação global sobre a percepção de transferência de aprendizagens. Existe sim, um feito de moderação entre dimensões, Expectativas Motivacionais de Grupo e Conteúdo Programático sobre a Resistência à Mudança. Por último, com o auxílio do teste Kruskal Wallis, percebeu-se que dependendo da turma, do sector de actividade, da função, das habilitações e do género dos formandos, os níveis de Expectativas, de Satisfação e de Transferência de Aprendizagem diferem.
In the present study aimed to validate a motivational training, through the study of learning transfer, according to the model Holton III(1996, 2005). To this end, we used three measures, Inventory Expectations (before training), the Training Evaluation Form (the last day of training) and the Learning Transfer System Inventory (two weeks after training). The sample consisted of 56 subjects who participated in the training in analysis. The study, first, it was correlational, with the main objective to verify the existence of relations between the Expectations of students, their Satisfaction and Transfer of Learning which make for their work context. Subsequently, in order to find possible relationships between certain demographics of students and levels of Expectations, Satisfaction and Transfer of Learning, we proceeded to an exploratory design. We began to see that, on average, the level of Expectations was reasonable high, the level of Satisfaction was very high and the level of Transfer of Learning was fair. It was verified through factorial analysis that the first and second measures contain four dimensions, and the third measure has five dimensions. By observation of the Pearson correlations, it was detected a positive relationship between expectations and satisfaction. Through a multiple regression, it was noted that there is no predictive power of global expectations and global satisfaction on perceptions of learning transfer. There is, one made up of moderation between dimensions, Motivational Group Expectations and Syllabus on the Resistance to Change. Finally, with the help of the Kruskal Wallis test, we noticed that depending on the class, sector of activity, function, education and gender of students, the levels of Expectations, Satisfaction and Transfer of Learning differed.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3986
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