Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3975
Título: “Should I stay or should I go?” Depende da minha experiência académica!
Autor: Santos, Mariana Pereira Grade dos
Orientador: Cesário, Francisco J. Santos
Palavras-chave: Experiência académica
Intenções de saída
Academic experience
Turnover intentions
Data de Defesa: 2015
Resumo: A origem deste estudo surgiu com a preocupação em tentar perceber o que leva inúmeros jovens a abandonar o ensino superior. Assim, o objectivo especifico é verificar se a experiência académica influência as intenções de saída e, caso se encontre um efeito significativo, quais os factores que produzem mais intensidade na formação da experiência académica do estudante. Consideram-se as seguintes hipóteses: 1) O Corpo Docente, os Serviços Académicos e as Aulas têm um impacto significativo e positivo na Experiência Académica; 2) A Experiência Académica tem um impacto significativo e negativo nas Intenções de Saída. Este estudo conta com uma amostra é de 238 estudantes de diversas universidades do País, medido por um questionário colocado online, com itens que avaliam a satisfação dos estudantes para com as aulas, os serviços académicos e o corpo docente, considerando a sua experiência académica e as suas intenções de saída. De acordo com os resultados, os serviços académicos não tiveram um impacto significativo na experiencia académica. Foi ainda comprovado que quanto mais positiva for a experiência académica do aluno, menor será o seu desejo de saída da universidade. Os resultados deste estudo, mostram que apenas as dimensões Corpo Docente e Aulas são valorizados pelos alunos na formação da sua percepção de Experiência Académica. Estes dois factores são críticos para a retenção dos alunos no ensino superior, devendo por isso merecer por parte das instituições especial atenção.
ABSTRACT: The origin of this study came up with the issue of trying to understand what leads many students to leave higher education. Thus, the specific objective is to analyze / verify if the academic experience has influence on turnover intentions, and if it has a significant effect, what could be the factors that produce more intensity in the formation of student academic experience. Consider the following hypotheses: 1) The Faculty, the advising staff and the classes have a significant and positive impact on Academic Experience; 2) The Academic Experience has a significant and negative impact on output of Intent. This study has a sample of 238 college students from various universities in the country, measured by an online questionnaire with items that assess student satisfaction towards classes, advising staff and teaching staff, considering its academic ecperience and their turnover intentions. According with the results of this study, the advising staff didn’t had a significant impact on academic experience. It was also confirmed that how much more positive for the student the academic experience is, the lower the wish to leave the university. The results of this study also show that only the dimensions of faculty and classes are valued by students in shaping their perception of Academic Experience. These two factors are critical to student retention in higher education and should therefore have a special attention by the institutions.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3975
Designação: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
19970.pdf858,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.