Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3972
Título: Participação de alunos com NEE nas atividades coletivas da escola de ensino regular
Autor: Almeida, Inês Filipa Miranda
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais
Inclusão
Participação
Special educational needs
Inclusion
Participation
Data de Defesa: 2015
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar a participação de alunos com necessidades educativas especiais nas atividades coletivas da escola de ensino regular. Dessa forma, pretendeu-se caracterizar a participação de dois alunos com necessidades educativas especiais, diagnosticados com perturbação do espectro do autismo, através da análise documental, das observações das atividades coletivas da escola, de questionários realizados aos alunos das turmas regulares, aos Encarregados de Educação dos alunos das turmas regulares, aos Encarregados de Educação dos alunos com necessidades educativas especiais, às docentes titulares de turma e à coordenadora da escola e ainda, das entrevistas realizadas às docentes titulares de turma, às docentes da Unidade de Ensino Estruturado para Autistas e algumas assistentes operacionais da escola. Verificou-se que apesar de existir uma perceção positiva por parte dos participantes do estudo relativamente à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola, e em particular, nas turmas regulares, a participação dos alunos com necessidades educativas especiais nas atividades coletivas da escola de ensino regular não é uma participação plena, havendo rotinas/atividades que deveriam ser mais trabalhadas por todos os intervenientes no processo de desenvolvimento e aprendizagem destes alunos.
ABSTRACT: This study is meant to examine the participation of students with special educational needs in the collective activities of regular school. Thus, we sought to characterize the participation of two students with special educational needs diagnosed with autism spectrum disorder, through the analysis of documents, observations of collective school activities, questionnaires made to students and parents in regular classes, parents of students with autism spectrum disorder, the class teachers and the school coordinator and also the interviews to class teachers, the teachers of Structured Teaching Unit for Autistic and some assistants operating in the school. It was found that although there is a positive perception by the study participants regarding inclusion of students with special educational needs in school, and in particular in regular classes, the participation of students with special educational needs in collective activities in mainstream school is not a complete one, with routines/activities that should be further developed by all stakeholders in the development and learning process of these students.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3972
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
19775.pdf1,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.