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dc.contributor.advisorSilva, Ana Cristina-
dc.contributor.authorRocha, Ana Filipa Fortunato-
dc.date.accessioned2015-09-23T14:51:08Z-
dc.date.issued2009-
dc.date.submitted2015-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.12/3953-
dc.description.abstractO objectivo desta investigação foi analisar as diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização, no domínio da consciência fonémica, conhecimento do nome das letras, vocabulário e consciência morfológica, nas escritas inventadas. A amostra constitui um total de 37 participantes (25 do sexo masculino e 12 do sexo feminino), sendo que 19 crianças eram pré-silábicas e 18 eram silábicas. Procedeu-se à análise estatística dos dados com a utilização do Spss, realizando o teste tstudant para amostras independentes. Os resultados demonstravam que a existem diferenças entre as crianças pré-silábicas e silábicas sem fonetização no domínio da análise fonémica, no conhecimento do nome das letras e no vocabulário.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this research was to evaluate the differences between pre-syllabic and syllabic children without phonetization, in the domain phonemic awareness, knowledge of letters name, vocabulary and Morphologic Awareness, in Invented spellings The sample constitutes a total of 37 participants (25 males and 12 females), 19 children are pre-syllabic and 18 syllabic, without phonetization. The statistics analysis of the information was carried on with SPSS, using the t-student test for independent samples. Results prove that exists differences between pre-syllabic and syllabic children, without phonetization in the domain of phonemic analysis, as also, in the knowledge of letters name and vocabulary.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEscritas inventadaspt_PT
dc.subjectConsciência fonológicapt_PT
dc.subjectConhecimento do nome das letraspt_PT
dc.subjectVocabuláriopt_PT
dc.subjectConsciência morfológicapt_PT
dc.subjectInvented spellingpt_PT
dc.subjectPre-syllabicpt_PT
dc.subjectSyllabic without phonetizationpt_PT
dc.subjectPhonemic awarenesspt_PT
dc.subjectVocabularypt_PT
dc.subjectKnowledge of letters namept_PT
dc.subjectMorphologic awarenesspt_PT
dc.titleCompetências linguísticas metalinguísticas e as escritas inventadas nas crianças em idade pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.date.embargo2015-09-24-
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínicapt_PT
dc.subject.fosPsicologia Educacionalpt_PT
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