Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3915
Título: Efeitos de idade e sexo no autoconceito de crianças pré-escolares
Outros títulos: Age and sex effect on the self-Concept of preschool children
Autor: Pinto, Alexandra Maria Pereira Inácio Sequeira
Gatinho, Ana Rita dos Santos
Fernandes, Carla
Veríssimo, Manuela
Palavras-chave: Autoconceito
Pré-escolar
Género
Self-concept
Preschool
Gender
Data: 2015
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Citação: Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(3), 632-638. doi: 10.1590/1678-7153.201528322
Resumo: Poucas são as investigações sobre o autoconceito realizadas com crianças de idade pré-escolar. Neste estudo procuramos contribuir para uma melhor compreensão do desenvolvimento normativo do autoconceito, no período pré-escolar, nomeadamente, através da análise dos efeitos que o sexo e a idade têm no mesmo. Tratando-se de um estudo longitudinal, a amostra foi composta por 83 crianças portuguesas, avaliadas no seu autoconceito aos quatro e aos cinco anos de idade, através da Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children – PSPCSA. As crianças apresentaram resultados muito elevados em todos os domínios do autoconceito, em ambas as idades Os dados parecem indicar que os elevados valores do autoconceito começam a declinar já no fim do período pré-escolar, pelo menos em alguns domínios, sugerindo, dessa forma, um desenvolvimento diferenciado do autoconceito, consoante os diferentes domínios avaliados. Finalmente, parecem existir diferenças no autoconceito relacionadas com o sexo das crianças, favorecendo os rapazes. Os nossos resultados contribuem para uma melhor compreensão do processo de desenvolvimento do autoconceito.
ABSTRACT: There are few investigations on the self-concept of preschool children. The aim of this study is to contribute to a better understanding of the normative development of self-concept in preschool children, particularly by analyzing the effects of gender and age. In a longitudinal study, our sample consisted of 83 Portuguese children, and data were collected at four and five years old. Self-concept was measured by the Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children - PSPCSA. Children presented very high results in all areas of self-concept at both ages. Data seem to indicate that self-concept starts to decline towards the end of the preschool period, at least in some areas. Results suggest a differentiated process of self-development, according to the different domains assessed. Finally, there seem to be differences in self-concept related to the children’s gender, favoring boys. Our results contribute to a better understanding of the developmental process of self-concept.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3915
DOI: 10.1590/1678-7153.201528322
ISSN: 1678-7153
Aparece nas colecções:WJCR - Artigos em revistas internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRC_28_632-638.pdf420,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.