Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/391
Título: Bulling em contexto escolar: Participação como método preventivo numa cominudade com história Quinta do Loureiro, Vale de Alcântara
Autor: Carita, Helena Isabel da Cunha Semedo
Data de Defesa: 2008
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: O objecto deste estudo é a descrição do Bullying, tendo em conta as experiências com o fenómeno por parte das crianças e jovens da escola E.B.1 e J.l. do Vale de Alcântara. Procuramos identificar a participação juvenil nas dinâmicas escolares como possível método para prevenção do bullying. O instrumento utilizado para avaliar o Bullying e Agressividade em Contexto Escolar foi a adaptação do questionário de Dan Olweus (1989) por Beatriz Oliveira Pereira e Ana Tomás de Almeida (1994) - Universidade do Minho - "Bullying, Agressividade em Contexto Escolar". E ainda a realização de um Focus Group, sobre participação como meio de prevenção, da violência escolar, realizado pela autora deste estudo, com base em bibliografia sobre participação comunitária e voluntariado. A aplicação dos questionários foi efectuada individualmente com cada adolescente. O Focus Group foi realizado primeiro com a turma de 2° ano e posteriormente com a turma de 4o ano, com a colaboração dos respectivos professores. Em relação aos resultados obtidos é de referir que existem crianças envolvidas em situações de bullying, na escola de intervenção. E que a participação e envolvimento dos alunos na tomada de decisões é fraca. Após a análise descritiva e exploratória realizada podemos afirmar que os objectivos iniciais foram alcançados.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/391
Aparece nas colecções:PCOM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM CARI-H1.pdf5,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.