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Título: O impacto da formação sobre a satisfação profissional e empregabilidade dos trabalhadores
Autor: Silva, Ana Lúcia Rocha da
Orientador: Cesário, Francisco J. Santos
Palavras-chave: Práticas de formação
Formação
Empregabilidade
satisfação
Training practices
Training
Employability
Professional satisfaction
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente estudo, analisa a forma como a percepção que os trabalhadores constroem acerca do impacto positivo das práticas de formação no aumento da sua empregabilidade, influencia positivamente a sua satisfação no trabalho. Deste modo, aplicou-se um inquérito de auto-percepção a 97 profissionais da área de telecomunicações, em duas sessões. Os resultados suportaram a primeira suposição do estudo, que a percepção que os trabalhadores desenvolvem acerca das práticas de formação implementadas pela sua empresa com vista ao seu desenvolvimento relaciona-se positiva e significativamente com a sua satisfação no trabalho. No entanto, os dados não sustentaram a suposição de que a satisfação no trabalho seja o resultado da percepção que a formação recebida aumenta a sua empregabilidade, este facto constitui uma limitação no presente estudo. Sendo a satisfação dos trabalhadores um elemento de crucial à sobrevivência das empresas, este estudo constitui um apelo à consciência do impacto que as demandas e tomadas de decisão exercem nas atitudes dos trabalhadores.
ABSTRACT: This study examines how the perception that employees build of the positive impact of training practices in increase their employability, positively influences their job satisfaction. Thus, we applied a self-perception survey to a 97 professionals in the telecommunications fieldof, over two sessions. The results supported the first assumption of this study, that the perception developed by employees about training practices implemented by their company to promote their development, relates positively and significantly with their job satisfaction. However, no data supported the assumption that job satisfaction is the result of the employees perception of that the training received increases their employability, this is a limitation in this study. To regard employees satisfaction as one crucial element to the Companies survive, this study is an appeal to the conscience of the impact of companies demands and decision making will have on employees attitudes.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3896
Designação: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

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