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Título: Relação entre os conhecimentos iniciais da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Autor: Vicente, Daniela Rodrigues
Orientador: Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita
Aprendizagem
Leitura
Primary knowledge about written language
Learning
Reading
Data de Defesa: 2011
Resumo: O objectivo do presente estudo foi o de compreender a relação entre os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita aquando da entrada para o primeiro ano de escolaridade e a aprendizagem da leitura no final do ano lectivo. Neste estudo, participaram 15 crianças com uma média de idades de 6 anos e quatro meses que frequentavam pela primeira vez, o 1º ano de escolaridade. No início do ano foram medidas as variáveis conhecimento do nome das letras, escrita inventada e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) e no final do ano foram medidas novamente as variáveis conhecimento do nome das letra e consciência fonológica (classificação da sílaba e do fonema inicial) para além da prova de leitura oral de palavras. Foram realizadas correlações entre as várias variáveis e a leitura, tendo os resultados obtidos demonstrado que os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita são bons preditores da aprendizagem da leitura. Verificou-se ainda, que não existem correlações entre a leitura e as variáveis conhecimento do nome das letras e consciência fonológica, quando medidas no final do ano.
ABSTRACT: The aim of this project was to understand the relationship between initial knowledge about written language when entering the first scholar year and the reading learned at the end of the year. In this study fifteen children participated with average age of six years and four months who were attending the first grade for the first time. At the beginning, knowledge of letters names, invented writing and phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) were measured and at the end of the year those variables were measured again besides the oral reading of words. Correlations were made between the variables and the readings, the results obtained demonstrated that the initial knowledge’s about written language are good predictors of learning how to read skills. It was also verified that there’s no correlation between reading and the knowledge of letter’s names, phonological awareness (syllable and initial phoneme classification) when measured at the end of the year.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3887
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
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