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Título: If what I am is what's in me I will always be the best "me" that I can be : Relações entre o estatuto escolar e autoconceito, autoestima, orientações motivacionais e fatores protetores da autoestima em alunos dos 5º, 7º e 9º anos de escolaridade
Autor: Gaspar, Tatiana Ferreirim
Orientador: Peixoto, Francisco José Brito
Palavras-chave: Autoconceito
Autoestima
Orientações motivacionais
Fatores de protecção da Autoestima
Self-concept
Self-esteem
Goal orientation
Self worth protection
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as relações existentes entre o estatuto escolar e o Autoconceito, Autoestima, orientações motivacionais e fatores de proteção da Autoestima de alunos do 5.º, 7.º e 9.º anos de escolaridade. Participaram neste estudo 198 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos de idade. Os dados foram recolhidos através da aplicação da Escala de Orientações Motivacionais de Skaalvik (Peixoto, Mata & Monteiro, 2008), da Escala de Proteção da Autoestima de Thompson e Dinnel (Português, 2008) e da Escala de Autoconceito e Autoestima (Peixoto & Almeida, 1999). Os resultados evidenciam que o estatuto escolar introduz diferenças estatisticamente significativas na dimensão académica do Autoconceito e na importância atribuída à dimensão académica do Autoconceito. Foram ainda encontrados efeitos de interação entre o ano de escolaridade e o estatuto escolar entre os alunos de 5.º e 9.º anos de escolaridade, com repetência. Revelam também a existência de diferenças nas orientações motivacionais (orientação para a tarefa e orientação para o evitamento) e no fator de proteção da Autoestima (importância das competências).
ABSTRACT: The aim of this study is to analyse the relations between academic achievement and self-concept, self-esteem, goal orientation and self-worth protection in students of 5th, 7th and 9th grades. In this study participated 198 students, of both sexes, aged between 10 and 18 years old. Data was collected using a goal orientations scale from Skaalvik (Peixoto, Mata & Monteiro, 2008), a self-worth protection scale from Thompson and Dinnel (Português, 2008), as well as a self-concept and self-esteem scale (Peixoto & Almeida, 1999). Results have shown that academic achievement introduces differences on dimensions of academic self-concept dimension and on academic self-concept importance. Interaction effects between grades and scholar achievement on 5th and 9th students, who failed in previous years, were found. They also demonstrate some differences on goal orientations (task goal oriented and avoidance orientation) and on self-worth factor (importance of abilities).
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3884
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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