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Título: Relaçâo entre os conhecimentos inicias da linguagem escrita e a aprendizagem da leitura no final do 1º ano de escolaridade
Autor: Camacho, Hugo Miguel Rato
Palavras-chave: Conhecimento das letras
Escrita inventada
Consciência sintáctica
Consciência fonológica
Competências de leitura
Letter knowledge
Invented writing
Syntactic awareness
Phonemic awareness
Literacy skills
Data de Defesa: 2010
Resumo: O objectivo desta investigação foi verificar se existe uma relação entre os conhecimentos iniciais sobre linguagem escrita à entrada do ensino formal e os resultados alcançados nas várias componentes da leitura no final do 1º ano de escolaridade. Os participantes do estudo foram 19 crianças que frequentaram pela primeira vez o 1º ano de escolaridade. Este estudo inclui dois momentos de avaliação: no inicio do ano lectivo foram aplicados seis instrumentos para avaliar os conhecimentos iniciais sobre a linguagem escrita (Conhecimento do Nome e Som das Letras, Escrita Inventada, Teste de Linguagem Técnica e Linguagem Escrita, Subteste de Reflexão Morfo-Sintáctica e a Bateria de Provas de Consciência Fonológica) e no final do ano lectivo foi aplicada a prova de leitura que avalia três componentes da leitura (Leitura oral, Selecção ortográfica e Leitura compreensiva). Observou-se neste estudo que o Conhecimento do Nome e Som das Letras, a Escrita Inventada, a Consciência Sintáctica e a Consciência fonológica determinam diferentes relações com as componentes da leitura.
ABSTRACT: The purpose of the present investigation is to determine whether there is a link between the initial knowledge about written language at the entry into formal education and achievements in the various components of reading at the end of 1st grade. Study participants were 19 children who attended for the first time a school year. This study includes two time points: at the beginning of the school year, six instruments were applied to assess the initial knowledge about written language (Letter name and latter sound knowledge; Invented Writing; Language Test Technique and Written Language; Morpho-Syntactic Subtest; Battery of Tests of Phonological Awareness) and the end of the school year was applied to the reading test that assesses three components of reading (Oral Reading; Spelling Words Selection; Reading Comprehension). We observed in this study that the Letter name and latter sound knowledge, Writing Invented, Syntactic Awareness and Phonological Awareness determine different relationships with the literacy components
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3881
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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