Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3874
Título: Segurança dos modelos internos de vinculação, reminiscência pais-criança e o conhecimento emocional das crianças em idade do pré-escolar
Autor: Rebelo, Ana Sofia Garcia
Orientador: Veríssimo, Manuela
Palavras-chave: Segurança da vinculação
Modelos internos dinâmicos
Emoções
Conhecimento emocional
Idade pré-escolar
Attachment security
Internal working models
Emotions
Emotional knowledge
Preschool age
Data de Defesa: 2015
Editora: ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
Resumo: O objectivo deste estudo foi verificar se a segurança das representações mentais da relação de vinculação das crianças se correlaciona com um maior conhecimento das emoções, na idade do pré-escolar. Participaram 176 crianças do distrito de Lisboa, com idades entre os 3 e 5 anos. Utilizou-se a escala contínua de segurança do Attachment Story Completion Task e o Teste do Conhecimento das Emoções. Os resultados sugerem que as crianças com modelos internos seguros apresentam um maior conhecimento das emoções, não havendo influência da capacidade verbal. Este estudo sugere que crianças com modelos internos seguros experienciam relações mais calorosas com os seus cuidadores, nas quais é possível partilharem e discutirem experiências emocionais de forma aberta e suportada permitindo que estas apresentem um maior conhecimento emocional.
ABSTRACT: The present study aims to clarify the relation between attachment representations and emotional knowledge in preschool children. 176 children from Lisbon participated in the study, they were between 3 and 5 years of age. Quality of attachment representations was assessed with the security scale of Attachment Story Completion Task and emotional knowledge was assessed with the portuguese adaptation of Affect Knowledge Test. Our results suggest that children with secure internal working models show more emotional knowledge. No differences were found regarding verbal ability. These findings suggest that children with secure internal working models experience warmer relationships with their caregivers, sharing and discussing emotional experiences in an open and supported way, allowing for a greater emotional knowledge.
Descrição: Tese de Doutoramento apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3874
Designação: Doutoramento em Psicologia
Aparece nas colecções:PDES - Tese de doutoramento

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