Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3872
Título: O processo do empreendedorismo: Fase de arranque que factores determinam o sucesso das Empresas empreendedoras?
Autor: Antunes, Ana Raquel Vital
Orientador: Palma, Patrícia Jardim Trindade Martins da
Palavras-chave: Empreendedorismo
Fase de arranque
Crescimento
sas empreendedoras
Entrepreneurship
Start-ups
Growth
New ventures
Data de Defesa: 2011
Resumo: Sendo o empreendedorismo um tema central nos dias de hoje e perante o facto de muitas empresas empreendedoras encerrarem as suas actividades ainda prematuramente, destaca-se ainda mais a necessidade de percebermos esse conceito. Partindo deste ponto de vista, torna-se fundamental também aprofundar o conceito de crescimento, dado que é um factor preditivo do sucesso das empresas empreendedoras. Desta forma, o presente estudo tem como principais objectivos, identificar quais são os factores que melhor predizem o crescimento das empresas empreendedoras na segunda fase do empreendedorismo, a fase de arranque, e também estudar a influência das características mais determinantes para o sucesso das mesmas. Este estudo é um estudo misto, com uma abordagem qualitativa e quantitativa, visto que, primeiramente foram realizadas entrevistas para a construção de um questionário, aplicado posteriormente. A diferença existente entre mulheres e homens empreendedores relativamente ao seu volume de vendas e a influência de características individuais, como as habilitações literárias, no sucesso das suas empresas empreendedoras, são alguns dos resultados apresentados neste estudo que também vão ao encontro do que é apresentado na literatura. Considerações, implicações e aplicações dos resultados são discutidos ao longo do trabalho.
ABSTRACT: Entrepreneurship is a central theme in today's day and face the fact that many entrepreneurial businesses close down even prematurely; there is further need to realize that concept. From this point of view, it is also essential to deepen the concept of growth, since it is predictive of successful entrepreneurial firms. Thus, this study has as main objectives, to identify those factors that best predict the growth of entrepreneurial businesses in the second phase of entrepreneurship, start-ups, and also study the influence of the most crucial to the success of them. This study is a mixed, with a qualitative and quantitative approach, since interviews were conducted primarily for the construction of a questionnaire answered later. The difference between women and men entrepreneurs in relation to its sales volume and the influence of individual characteristics such as qualifications, the success of their entrepreneurial companies are some of the results presented in this study that also meet what is presented in the literature. Considerations, implications and applications of the results are discussed throughout this work.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3872
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
13076.pdf2,47 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.