Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3861
Título: Indisciplina: A experiência como estratégia
Autor: Costa, Duarte Luís Morgado Heleno da
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Indisciplina
Medidas de controlo
Estratégias
Prevenção
Indiscipline
Control measures
Strategies
Prevention
Data de Defesa: 2008
Resumo: Actualmente, o tema da indisciplina tem assumido um maior protagonismo no que diz respeito aos problemas, e preocupações que fazem parte do dia-a-dia de qualquer professor. Este estudo pretende compreender como variam as estratégias dos professores para lidar com situações de indisciplina na sala de aula. Participaram neste estudo 66 professores, e tendo em conta o enquadramento teórico, o estudo apresentado pretende explorar a percepção de eficácia das medidas de controlo da indisciplina em professores do 3º ciclo, considerando o tempo de serviço, idade, género, situação profissional, fase da carreira e área que lecciona. Através de um questionário de “Percepção de Eficácia de Medidas de Controlo de Indisciplina em Sala de Aula”, foi possível verificar que não existem diferenças significativas relativamente ao género, à idade e à área em que lecciona. Foi possível verificar diferenças significativas para as fases da carreira e ainda algumas correlações significativas para as variáveis idade e tempo de serviço. Para além de todas as estratégias de remediação dos actos considerados de indisciplina, este estudo pretende considerar factores/características ligadas aos professores como estratégias de prevenção.
ABSTRACT: Today, the indiscipline became one of the most important issue and preoccupation in a teacher’s daily life. The purpose of this investigation is to understand how teachers deal with indiscipline and witch are their strategies during its classes. This investigation was done with a sample including 66 teachers from the same grade (3º Ciclo do Ensino Básico) and with the purpose of exploring the teacher’s indiscipline perception and knowledge about the efficiency of controlling indiscipline strategies. The study was based on the following variables: working experience, age, sex, professional situation, career stage, classes. With the questioner “perception the efficiency of control strategies for indiscipline in class” it was possible to verify that there are no differences related to sex, age and school classes. But it was verified that significant differences exist in professional situation and career stage, and there exists a relation between teacher´s age and working experience. Besides all the strategies to solve indiscipline in classes, this investigation considers
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3861
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12444.pdf359,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.