Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3860
Título: Caracterização da metodologia teacch como resposta educativa a crianças com autismo: Estudo de caso
Autor: Leão, Joana
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Metodologia TEACCH
Unidade de ensino estruturado
Inclusão
TEACCH Methodology
Structured education
Structured education unity
Inclusion
Data de Defesa: 2008
Resumo: O presente estudo pretende descrever o funcionamento da Metodologia TEACCH, utilizada numa Unidade de Ensino Estruturado, de uma Escola EB 1, de Lisboa Ocidental, como resposta educativa a crianças com autismo e conhecer as percepções que pais, técnicos da unidade e professor do ensino regular têm acerca da Metodologia TEACCH. Para tal, optámos por um estudo de natureza descritiva do tipo de estudo de caso. Em termos de metodologia e considerando o primeiro objectivo, recorremos a uma sequência de observações da Unidade de Ensino Estruturado em questão e, no âmbito do segundo objectivo, realizámos uma entrevista semi-estruturada aos pais, técnicos da unidade e professor do ensino regular. Os resultados demonstraram que a Metodologia TEACCH, utilizada sob a forma de uma Unidade de Ensino Estruturado, parece ser a resposta educativa mais adequada para estas crianças, sendo necessário apostar-se no desenvolvimento de mais Unidades de Ensino Estruturado nas escolas de ensino básico, de forma a facilitar a sua inclusão no ensino regular. A partir das entrevistas realizadas aos pais, aos técnicos da unidade e ao professor do ensino regular, constatámos que há uma opinião consensual, no que diz respeito ao facto, do trabalho realizado na Unidade de Ensino Estruturado, contribuir para as seguintes áreas: autonomia, organização pessoal e socialização das crianças.
ABSTRACT: This study attempts to describe the working method of TEACCH Methodology, used in a Structured Education Unity in a primary school children in West Lisbon, as an educational response to autistic children and it also aims to know the perceptions o parents, technicians and regular teachers have about TEACCH Methodology. To achieve our goal it was chosen a study of descriptive nature of the type of case study. From a methodological point a view, considering the first goal, a sequence of observations of the referred Structured Learn Unity was used and, considering the second goal, we carried out a semi structured interview to parents, technicians of the unity and regular teacher. Results show that the TEACCH Methodology used under the form of a Structured Education Unity, seems to be the most adjusted educational response to this children, being necessary to invest in the development of more Structured Education Units in the primary schools, to promote the inclusion of this children in regular education. From the interviews carried through to the parents, technicians and regular teacher, we evidenced that there is a consensual opinion, in what regards to the fact that the work realized in the Structured Education Unity, contributes for the following areas: autonomy, personal organization and socialization of the children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3860
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
12253.pdf718,54 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.