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Título: Programa de promoção de competências parentais destinado a pais de bebés prematuros
Autor: Blanc, Rita Maria Borges Coutinho de Faria
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Intervenção precoce
Promoção de competências parentais
Prematuridade
Early intervention
Promotion of parenting competences
Prematurity
Data de Defesa: 2008
Resumo: Os Programas de Promoção de Competências Parentais (PPCP) surgem como um dos métodos de Intervenção Precoce (IP) direccionado para as famílias, tendo como objectivo promover as suas competências, como forma de lhes facilitar o desempenho da função parental. Tendo como população-alvo as famílias de bebés prematuros, criámos, desenvolvemos e avaliámos um programa no Hospital de Santa Maria. Após uma breve caracterização da IP centrada na família, dos fundamentos subjacentes aos PPCP e dos bebés prematuros e suas famílias, descrevemos pormenorizadamente todo o programa, cada sessão que o compôs e as famílias que participaram. No sentido de enriquecer a caracterização das famílias e de avaliar os resultados do programa, aplicámos a Escala de Auto-estima Materna e o Questionário da Percepção Parental de Competência. Os principais resultados mostraram-nos que as mães cujos bebés apresentaram maiores complicações durante a gravidez, parto e internamento e possuem actualmente dificuldades ao nível do desenvolvimento psicomotor, obtiveram os valores mais baixos de Auto-estima Materna no pré-teste e viram os seus valores aumentar após a sua participação no programa. No final, as mães avaliaram de forma positiva o programa, revelando que se encontravam satisfeitas com o mesmo e que o recomendariam a outras mães.
ABSTRACT: The Programs for the Promotion of Parenting Competences (PPPC) are one of the methods of Early Intervention (EI) for families. Their main objective is to promote parents' competences so as to facilitate their role and performance as parents. The target-families were those with premature babies and so we created, developed and assessed a program at Hospital de Santa Maria. First, we give a brief description of EI centred on the family as well as the theories behind the PPPC, and a characterization of the premature babies and their families. Then we fully describe the program, its sessions and participating families. In order to enrich the characterization of the families and the evaluation of the program's results, we used the Maternal Self-Report Inventory and the Parenting Sense of Competence Scale. The main results showed that the mothers of those babies who revealed the greatest problems during pregnancy, birth, and hospitalization, and who have the greatest difficulties in their psycho-motor development, were the mothers who had the lowest levels of self-esteem in the pre-test. These were also the mothers who showed the greatest rise in these levels after participating in the program. At the end, the mothers assessed the program positively, revealing that they were satisfied with it and would recommend it to other mothers.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3858
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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