Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3839
Título: Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátrica
Autor: Barros, Luísa
Palavras-chave: Psicologia pediátrica
Significações
Saúde e doença
Pediatric psychology
Significations
Health and disease
Data: 1996
Editora: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Analise Psicológica, 14(2-3), 215-230
Resumo: No domínio da Psicologia Pediátrica as metodologias que têm provado maior eficácia são as que valo - rizam as características da compreensão infantil sobre a doença, tanto na elaboração das explicações sobre os procedimentos médicos, como na própria estruturação das metodologias de confronto. Neste trabalho, a autora considera que é necessário alargar esta centração na compreensão da causalidade para um ênfase mais alargado e abrangente nos processos de significação pessoal sobre saúde e doença. O reconhecimento do primado das significações na sua complexidade cognitiva e emocional conduz a definir três linhas de força para a definição das intervenções em Psicologia Pediátrica: I) reconhecimento da importância dos estudos da Psicopatologia do Desenvolvimento sobre o impacto das vivências da doença no processo global de desenvolvimento da criança e da família; 2) centração nos processos de significação infantil sobre doença e saúde; 3) centração nos processos de significação parental sobre a doença, sobre as relações entre os problemas de saúde e o desenvolvimento infantil, e sobre a resolução de problemas educacionais e a adesão às recomendações dos profissionais. Em seguida são analisadas cada uma destas recomendações, explicitando a sua relevância para a intervenção em Psicologia Pediátrica.
ABSTRACT: The most eficient methods of intervention in Pediatric Psychology are those that recognize the relevance of the charactheristics of children’s understanding of disease for the elaboration of both the explanations about medica1 procedures, and of the coping strategies. In this paper, the author considers the need to enlarge the emphasis on the understanding of the causality of disease, to a more enlarged and comprehensive focus on the processes of personal meaning about health and disease. The recognition of the primacy of meaning in its cognitive and emotional complexity, leads to the defi - nition of three guidelines for the design of interventions in Pediatric Psychology: I) recognition of the importance of the research on Developmental Psychopathology, mainly those about the consequences of the disease experience to child and family development; 2) emphasis on children’s significations about health and disease; 3) emphasis on parental significations about their children‘s disease, about the relations between health problems and child development, and about educacional problem solving and adherence to medica1 prescriptions. The relevance and consequences of theses three guideiines are discussed.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3839
Aparece nas colecções:PSAU - Artigos em revistas nacionais

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