Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3833
Título: “A beleza é a melhor carta de recomendação” : Associação da beleza com julgamentos de credibilidade a um nível implícito e explícito
Autor: Mello, Joana José de
Orientador: Garcia-Marques, Teresa
Palavras-chave: Atractividade
Heurística
Implícito
Explicito
Attractiveness
Heuristic
Implicit
Explicit
Data de Defesa: 2011
Resumo: Com o objectivo de demonstrar que a associação entre a beleza e a positividade reflecte uma crença de que uma fonte atractiva associa-se à dimensão de credibilidade, reflectindo uma heurística que apenas se processa a um nível implícito, procedeu-se à realização de uma medida implícita (Stroop) e uma explicita que manipulassem a atractividade e a sua relação com palavras de credibilidade e com palavras não relacionadas com credibilidade. Construi-se também uma tarefa que acedesse às atitudes dos sujeitos relativamente à qualidade de produtos. Os dados sugerem que os sujeitos associam a atractividade com credibilidade quer implicitamente quer explicitamente e que não realizam o oposto para faces não atractivas. Os dados demonstram também que implicitamente os sujeitos adoptam respostas com base na valência das palavras, sendo porém no caso de fontes atractivas também influenciados por este tipo de fonte. Explicitamente os sujeitos continuam a ser influenciados pela valência, associando mais palavras positivas a qualquer uma das fontes. Para além disso parece haver indícios que os sujeitos são influenciados por esta manipulação de estímulos nas suas atitudes, ao classificarem produtos, com maior qualidade quando associados a faces atractivas e menor quando associados a faces não atractivas. Assim os sujeitos utilizam a atractividade como um “atalho” podendo servir como heurística, associando a beleza não só a características mais positivas mas à própria dimensão de credibilidade, quer implicitamente quer explicitamente. Porém os dados sugerem que esta crença não é bidireccional, pois os sujeitos não realizam o oposto para faces não atractivas.
ABSTRACT: This research try to demonstrate that the relation between beauty and positivity reflects the belief that an attractive source links with credibility, and that reflect a heuristic, but only at and implicit level. For that it was built an implicit (Stroop) and explicit measure that manipulate this variable and its relation to credibility words and non-credibility words. It was also build a task to access the subject’s attitudes toward the quality of different products. Throughout the analysis that was developed, the data suggest that subjects associated attractiveness with credibility either implicitly or explicitly and do not perform the opposite sides to a non attractive faces on both tasks. The data also show that subjects are influenced implicitly by the valence of words, but also, in the case of attractive source, are influenced by that kind of face. Explicitly, the subjects continued to be influenced by the valence of the word, by associating more positive words with any kind of faces. It was also clear that the subjects are also influenced in their attitudes by this manipulation of the stimulus classifying products, with higher quality when they are related to an attractive face than when they are not. Therefore is possible infer that the subjects use attractiveness as a shortcut that can work as a heuristic, by associating beauty with more positive features and with de credibility dimension, either implicitly or explicitly. However the data suggest that this relation isn’t bidirectional, because the subjects didn’t demonstrate the opposite effect for non attractive faces.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3833
Designação: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Aparece nas colecções:PSOC - Dissertações de Mestrado

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