Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/380
Título: Saúde comunitária e educação para a sexualidade na escola: Um contributo
Autor: Calado, Carla Sofia Esteves
Palavras-chave: Psicologia comunitária
Educação para a saúde
Sexualidade
Educação sexual
Género
Poder
Desenvolvimento comunitário
Community psychology
Health education
Sexuality
Sexual education
Gender
Power
Community development
Data de Defesa: 2007
Editora: Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para uma reflexão consistente sobre a lógica das leis sexuais dominantes na sociedade contemporânea, em particular na sociedade ocidental. Estas leis encontram-se reflectidas na breve resenha histórica apresentada, baseando-se em preconceitos e estereótipos cultural e socialmente determinados sobre o sexo e o papel dos diferentes géneros na Sexualidade. Pretendemos ainda reflectir sobre a influência dessas mesmas leis na Educação Sexual dos mais jovens (seja ela formal ou informal) às quais se tem dado grande importância no contexto actual. Neste relatório apresentamos uma análise sobre o que tem vindo a ser feito em matéria de Educação Sexual e Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva em Portugal nos últimos anos, de forma a enquadrar o estudo exploratório que efectuámos numa comunidade de uma escola profissional de Lisboa. Seguidamente, apresentamos os resultados do referido estudo, cujo objectivo é o de fazer uma análise exploratória no que diz respeito à pertinência e viabilidade da implementação de um projecto de Educação para a Sexualidade no contexto escolar, testando a premissa de que este deve obedecer a uma lógica participativa. Apresentamos a discussão e conclusões deste estudo exploratório, que, embora não pretendam nem possam representar todas a complexidade da comunidade no seu todo, parecem apontar para a pertinência da implementação de um projecto colaborativo nesta área, quer pela sua necessidade (os alunos revelam carências importantes através dos seus conhecimentos, práticas e atitudes), quer pelas atitudes positivas e motivação de todos os stakeholders (pais, professores e alunos), quer pela disponibilidade evidenciada por todas estas partes para colaborar activamente na Educação para a Sexualidade.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/380
Aparece nas colecções:PCOM - Dissertações de Mestrado

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