Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3798
Título: Conhecimentos emergentes de literacia em crianças de idade pré-escolar
Autor: Pais, Telma Rosário Vital Pais
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Literacia emergente
Funcionalidade da linguagem escrita
Conceptualizações da linguagem escrita
Crianças em idade pré-escolar
Leitura de histórias
Emergent literacy
Emergent literacy
Functions of written language
nceptualizations about written language
Preschool children
Storybook reading
Data de Defesa: 2009
Resumo: Alguns trabalhos na área da literacia emergente têm vindo a evidenciar que as crianças que apresentam conhecimentos precoces acerca da funcionalidade e das conceptualizações da linguagem escrita, decorrentes do contacto com a linguagem escrita em diversas actividades informais, são influenciadas de forma positiva no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Neste sentido, procuraram caracterizar-se os conhecimentos emergentes de literacia, ao nível da funcionalidade e conceptualizações da linguagem escrita, em crianças de 3, 4 e 5 anos, e a forma como estes se relacionam entre si. Procurou-se ainda estudar se a variável idade influencia o conhecimento que as crianças têm acerca de histórias infantis e possíveis associações entre essa prática informal e conhecimentos emergentes de literacia. Assim, verificou-se que, no grupo em estudo, as crianças mais velhas foram aquelas que apresentaram mais conhecimentos sobre a funcionalidade e conceptualizações mais avançadas e que houve uma tendência para que as crianças com mais conhecimentos acerca de histórias infantis apresentassem mais conhecimentos emergentes de literacia.
ABSTRACT: Some essays on emergent literacy show that children presenting early competences on function and on conceptualizations of written language, arising from the contact with the written language in several informal activities, are positively influenced on their writing and reading acquisitions. Within this scope, this study aims to characterise the emergent literacy competences, regarding function and conceptualization of written language, and the way these relate in children of 3, 4 and 5 years old. This study also intends to determine if the factor age influences the children’s knowledge on storybooks and the possible associations between this informal practice and the emergent literacy knowledge. Results show that, within the study group, the elder children present higher competences on function and better developed conceptualizations and that there was positive correlation between storybook and emergent literacy knowledge.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3798
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15342.pdf466,51 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.