Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3797
Título: O efeito de um programa de treino fonológico e sintáctico no desempenho da leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita
Autor: Duarte, Carla Marina Teixeira Pinto
Orientador: Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura e escrita
Consciência fonológica
Consciência sintática
Learning to write and read
Phonologic conscience
Syntactic Conscience
Data de Defesa: 2009
Resumo: Compreensão das dificuldades que algumas crianças apresentam na aprendizagem da leitura e da escrita. O contributo dos diferentes modelos psicológicos para chegar a essa compreensão devido à importância de elaborar novas práticas pedagógicas que possam promover o sucesso destas crianças numa área que pode comprometer todo o seu futuro. Este estudo tem uma amostra constituída por 22 crianças, das quais, 11 foram submetidas a um Programa de Treino Fonémico e de Treino Sintático, durante um ano lectivo. Habilidades metalingüísticas utilizadas em simultâneo, como a consciência fonológica e consciência sintática, são importantes à aquisição da leitura e da escrita. Resultados mostram efeito positivo e significativo em todas as provas, corroborando as hipóteses colocadas neste estudo.
ABSTRACT: Understanding the difficulties that some children show when learning to write and read. The contribute of different psychological models to reach that understanding due to its importance in elaborate new pedagogical practices that may promote the success of this children in a area that compromises all their future. This study has a sample of 22 (twenty two) from which 11 (eleven) were submitted to a Phonologic and syntactic training program over a school year. Metalanguage abilities used simultaneously like the phonologic conscience and syntactic conscience are important to the writing and reading acquisition. The results showed the positive and meaningful effect in all the tests confirming the entire hypothesis raised on this study.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3797
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15330.pdf389,14 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.