Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3793
Título: Representações sociais dos professores de alunos surdos face à sua inclusão na escola regular
Autor: Brito, Rita Branco de
Orientador: Peixoto, Francisco José Brito
Data de Defesa: 2008
Resumo: No presente trabalho tivemos como objectivo analisar as representações sociais dos professores de alunos surdos face à sua inclusão na escola regular. Tendo em consideração o objectivo do estudo, entrevistámos 10 professores, utilizando a entrevista semi-estruturada como instrumento para a recolha de dados. A análise dos dados evidencia que as atitudes face à inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) estão a evoluir de uma forma positiva e progressiva (Cross, Traub, Hutter-Pishgahi & Sheldon 2004; Stainback, 2000). Porém ainda persistem lacunas relativamente a este processo de inclusão que se prendem essencialmente com a falta de formação dos professores para trabalhar com alunos surdos (Sant´Ana, 2005; Serrano, 2007; Silvestre, 2007; Souza, 2007). Os resultados permitem ainda, reafirmar uma necessidade emergente em formar os docentes que trabalham directa ou indirectamente com alunos com NEE. Esta formação deve passar por uma mudança relativamente às atitudes dos professores pela sua disponibilidade em aceitar e ensinar estes alunos (Sant´Ana, 2005). Passando também pela disponibilização de conhecimentos que lhes permitam criar salas de aula verdadeiramente inclusivas, contemplando o ensino de estratégias que poderão desenvolver com vista a contribuir para uma prática profissional condizente com as necessidades
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3793
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
15431.pdf212,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.