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Título: Estudo exploratório da inteligência emocional em adolescentes
Autor: Oliveira, Elisabete Sofia Meelind de
Orientador: Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Palavras-chave: Inteligência emocional
Adolescentes
Inteligência geral
Retenção escolar
Auto–conceito
Estatuto sócio–económico
Emotional intelligence
Adolescents
General intelligence
School retention
Self-concept
Social-economic status
Data de Defesa: 2008
Resumo: O presente estudo teve como principal objectivo estudar a Inteligência Emocional numa amostra de adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Pretendeu-se averiguar a existência de correlações entre a Inteligência Emocional, a idade, o género, o número de retenções vs nenhuma retenção escolar, a inteligência geral, o ser aluno dos Cursos Educação e Formação vs. alunos do Ensino Regular, o auto – conceito e o estatuto sócio económico. Para concretizar o objectivo, usou-se o Emotional Intelligence Scale (EIS), as Matrizes Progressivas de Raven (SPM), a Escala de Auto-Conceito de Song & Hattie e a Classificação Social Internacional de Graffar. As restantes variáveis foram obtidas mediante preenchimento de dados colocados no início dos instrumentos atrás mencionados. Como principais resultados obteve-se uma correlação não significativa entre a Inteligência Emocional e a idade e o género, grupo (ser aluno dos CEF vs do ensino regular), o número de retenções vs. nenhuma retenção a inteligência geral e o estatuto sócio económico (verificou-se no entanto que estas três últimas variáveis relacionam-se entre si). A Inteligência Emocional mostrou-se então correlacionada unicamente com a variável Auto-Conceito.
ABSTRACT: The main objective of this study is to analyse Emotional Intelligence within a sample of adolescents of ages ranging between 14 and 18 years old. It is aimed to examine the existence of the correlation between Emotional Intelligence, age, gender, the number of school retentions vs. no school retentions, general intelligence and the fact of being a student of Educational and Training Courses (CEF) vs. students of Regular Education, self-concept and social-economic status. To attain this objective, the Emotional Intelligence Scale (EIS), the Standard Progressive Methods (SPM), the Song & Hattie Self-Concept Scale and the Graffar International Social Classification were used. The remaining variants were obtained through the filling in of data placed at the beginning of the above mentioned instruments. The main result obtained was an insignificant correlation between Emotional Intelligence, age. gender, group (a student of the CEF vs. a student of normal education), the number of retentions vs. no retentions, general intelligence and the social-economic status (however, it was verified that the last three variants are related among themselves). Emotional Intelligence is therefore solely correlated with the variant Self-Concept.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Psicologia Aplicada
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3770
Designação: Mestrado em Psicologia Clínica
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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