Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3743
Título: Efeitos do sinal e da credibilidade do feedback na definição de objectivos e desempenho na tarefa
Autor: Pile, Ana Cristina da Silva Ramalhinho Almeida
Orientador: Almeida, Pedro Miguel Agria de
Palavras-chave: Feedback
Desempenho
Objectivos
Sinal
Credibilade
Feedback
Performance
Goals
Signal
Credibility
Data de Defesa: 2011
Resumo: Apesar de se terem efectuado muitos estudos sobre o sinal e credibilidade do feedback, pouco se sabe sobre os efeitos interactivos principais destes dois aspectos do feedback sobre tipos específicos de respostas comportamentais e cognitivas. Este estudo contou com a participação de 94 alunos universitários para estudar a influência do sinal e da credibilidade do feedback sobre a definição de objectivos e desempenho na tarefa. A média etária dos participantes situa-se entre os 21 e os 24 anos e foi-lhes aplicado um teste de criatividade manipulável. Os resultados deste estudo demonstraram que o sinal do feedback tem um efeito principal sobre o desempenho do sujeito. Sujeitos que foram submetidos a condições de feedback negativo obtiveram desempenhos mais elevados que sujeitos submetidos a condições de feedback positivo. Mais, concluiu-se que o sinal do feedback interage, juntamente com a credibilidade, sobre a auto-definição de objectivos e o desempenho do sujeito. Sujeitos que receberam feedback negativo de maior credibilidade definiram objectivos mais elevados e desempenharam a tarefa com melhor resultado do que sujeitos submetidos a condições de feedback com menor credibilidade, enquanto que sujeitos que receberam feedback positivo de maior credibilidade não definiram objectivos mais elevados nem desempenharam a tarefa com resultados significativamente superiores aos sujeitos que receberam feedback positivo de fraca credibilidade. Finalmente, os resultados do estudo também sugerem que o sinal de feedback se associa à capacidade na determinação do desempenho na tarefa.
While there has been studies done on the sign and accuracy of feedback, little is known about the interactive effects of these two main aspects of feedback on specific types of cognitive and behavioral responses. This study used 94 college students to study the influence of the sign and credibility of feedback on goal setting and performance in task performance. The age average of the participants was situated between 21 and 24 years old and they were all asked to performed a creativity test that was subjected to several manipulations. The results of this study demonstrate that the feedback signal has a major effect on the performance of the subject. Subjects who were subjected to conditions of negative feedback had higher performances than subjects under conditions of positive feedback. Furthermore, it was concluded that the feedback signal interacts with credibility of the feedback on self-defined goals and performance of the subject. Subjects who received more credible negative feedback set higher targets and performed the task with better performance than the subjects under conditions of feedback with lower credibility, whereas subjects who received positive feedback with more credibility did not set higher targets or fulfilled the task with performance significantly higher than subjects who received positive feedback with weak credibility. Finally, the study results also suggest that the feedback signal is associated with ability (past experience) in determining performance on the task.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3743
Designação: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
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