Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3733
Título: Contratos de comunicação : Uma abordagem das interacções na sala de aula
Autor: Guilherme, Maria João Monteiro
Orientador: Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Contratos de comunicação
Representações
Sucesso escolar
Communication contracts
Representations
Success in school
Data de Defesa: 2009
Resumo: Com este trabalho tentámos compreender quais são as representações que as crianças têm dos contratos de comunicação existentes na sala de aula, e se existem diferenças nessas representações em função do tipo de situação de interacção e em função do seu sucesso escolar. A população que serviu de base a este estudo foram 2 turmas do 2°ano do ensino básico, numa escola situada num bairro popular de Lisboa. A amostra, de 18 alunos, foi constituída obedecendo a critérios previamente definidos – igual número de rapazes e raparigas, igual número de alunos com e sem repetências e, de cada escola. Usámos a dramatização com fantoches como forma de recolha de dados, pedindo a cada criança que realizasse um conjunto de três dramatizações de situações de interacção na sala de aula, em que entre duas delas se contrasta o carácter mais ou menos formal do tipo de aprendizagem e na outra se propôe uma situação potencialmente provocadora de um conflito. As dramatizações foram filmadas, transcritas integralmente e, depois analisadas com recurso à análise de conteúdo. Apesar do caractér exploratório deste estudo, a análise dos dados permitiu-nos concluir que se confirmam as duas hipóteses que colocámos, ou seja, que as crianças têm diferentes representações dos contratos de comunicação existentes nas diferentes actividades e situações da sala de aula e que, alunos com sucesso e alunos sem sucesso, se apercebem de forma diferente das nuances que os professores introduzem na gestão das diferentes actividades o que se reflecte no seu comportamento escolar.
ABSTRACT: In this investigation we tried to understand which are the children representations of the communication contracts in the classroom; we search to know if children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and tasks and if child with good performance in school have different results from does who fail. Our sample have 18 children from two schools in Lisbon, (second year primary), 9 from which school, with the same number of boys and girls, and good and bad pupils. We asked the children to dramatize three different situations in the classroom, using a puppet show to collect our data and we made a video of them. After transcribe the recollect data we treated them and we had confirmed our hypothesis: children have different representations of the classroom communication contracts in different situations and we found also differences between good and bad pupils
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3733
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
4040.pdfDocumento principal561,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.