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Título: Práticas familiares de literacia : Percepção de um grupo de crianças em idade pré-escolar e sua relação com o conhecimento emergente da linguagem escrita
Autor: Cunha, Maria Clarisse Conde e
Orientador: Monteiro, Vera
Palavras-chave: Percepção das crianças
práticas familiares de literacia
Conhecimentos emergentes da linguagem escrita
Family literacy practices
Children's perceptions
Emergent literacy knowledge
Data de Defesa: 2010
Resumo: Este trabalho tinha como objectivos caracterizar as práticas de literacia familiar quanto ao tipo de actividades desenvolvidas e quanto à sua regularidade, de acordo com a percepção das crianças, e verificar se existia alguma relação entre essa percepção e o conhecimento emergente da linguagem escrita. Participaram neste estudo 40 crianças com 5-6 anos, pertencentes a famílias de diferentes níveis sociais e que frequentavam o ensino pré-escolar pelo último ano, a quem se aplicaram três instrumentos: uma prova de conceptualizações da linguagem escrita, uma prova de funcionalidade de suportes escritos e um questionário de percepções das crianças sobre as práticas familiares de literacia. Os resultados obtidos mostraram que, de acordo com a percepção destas crianças, as famílias se diferenciavam no que respeita às práticas de literacia desenvolvidas e à sua regularidade, à excepção da actividade de leitura de histórias que foi referida pela maioria das crianças como sendo a actividade mais desenvolvida em contexto familiar. As actividades de treino eram as que desenvolviam com mais regularidade. Foi encontrada uma associação significativa entre as conceptualizações e a prova de funcionalidade e relações pontuais entre a frequência de algumas práticas e os conhecimentos emergentes de literacia das crianças
ABSTRACT: The purpose of this study was to characterize the children's perceptions of literacy practices in their family context, in terms of their diversity and regularity, and to analyze the association between those perceptions and their accomplishments. 40 pre-school children participate in this study. Their families were from different sociocultural levels and they were attending pre-school for the last year. The children were questioned in order to characterize their conceptualizations of written language and their knowledge of the functions of literacy, and they answered a family literacy practices questionnaire. The results reveal the diversity of families literacy practices in their diversity and regularity, according to children's perceptions, except for the telling stories activity, mentioned by a majority of children as the most regular literacy practice in their family context. The teaching activities were the most regular ones. A significant association was found between conceptualizations of written language and the knowledge of the functions of literacy and some relations were found between these two aspects of literacy knowledge and the children's perceptions of the regularity of some of the family literacy practices
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3731
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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