Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3724
Título: Percepções do envolvimento parental em alunos dos 2º e 3º ciclos de escolaridade
Autor: Lopes, Ana Rita Morais Vieira
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Envolvimento parental
Alunos
Práticas
Emoções
Parental involvement
Students
Practices
Emotions
Data de Defesa: 2014
Resumo: O Envolvimento Parental na escolaridade dos filhos, tem vindo a ser percebido como portador de benefícios para a aprendizagem dos alunos e também promotor da ambientação dos alunos à escola. O presente estudo tem como objectivo, analisar as percepções de alunos (de 2º e 3º ciclos de escolaridade), relativamente à frequência das práticas de Envolvimento Parental, tão bem como, as Emoções (Zanga, Ansiedade ou Prazer) associadas a essas mesmas práticas. Para isso, participaram no estudo, 293 alunos de duas escolas públicas do Distrito de Lisboa, respondendo a um questionário, aplicado no contexto escolar. O estudo permitiu-nos verificar a existência de diferenças significativas entre alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade, face às Percepções de Práticas de Envolvimento Parental, i.e., alunos que frequentem o 2º ciclo, percepcionam maior frequência de Práticas de Envolvimento Parental (percebendo, mais vezes, as Práticas de Diálogo). Verificaram-se também, consoante o ciclo de ensino e o desempenho dos alunos, efeitos significativos nas Emoções associadas a momentos de Envolvimento Parental. Ou seja, alunos com bom Desempenho académico desenvolvem Emoções mais positivas e menos Emoções Negativas, face às Práticas de Envolvimento Parental do que os restantes alunos. Ainda, alunos do 2º ciclo, desenvolvem mais Emoções Positivas face às Práticas de Envolvimento Parental, do que alunos do 3º ciclo.
ABSTRACT: Parental Involvement in education of children, has been perceived as having benefits for students learning and also promoter of school’s ambiance for students. The present study aims to analyze the Perceptions of students (2nd and 3rd cycles of education), regarding frequencies of Parental Involvement Practices, as well as, the Emotions (Angry, Anxiety or Pleasure) associated with these same practices. For that, 293 students from two public schools in the Lisbon District, participated, responding to a questionnaire applied in the school’s context. The study let us to verify the existence of significant differences between students of the 2nd and 3rd cycles of education, about Perceptions of Parental Involvement Practices, that is, students who attend the 2nd cycle, perceived more frequency of Parental Involvement Practices (realizing, more often, Dialogue Practices). There were also, in order of cycle and academic performance of students, significant effects of students’ Emotions associated with moments of Parental Involvement. Meaning, students with good academic Performance develop more positive Emotions and less Negative Emotions, about Parental Involvement Practices, than other students. Still even students from the 2nd cycle, develop more Positive Emotions about Parental Involvement Practices, than the rest students. Also 2nd cycle students develop more Positive Emotions about the Parental Involvement Practices than the 3rd cycle students.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3724
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
17800.pdf957,75 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.