Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3666
Título: Representações sobre indisciplina em adolescentes
Autor: Campos, Ana Sofia Castelo
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Representações da indisciplina
Ensino regular
Curso de educação e formação (CEF)
Concept of indiscipline
Regular school
Special education
Data de Defesa: 2014
Resumo: O presente estudo teve objetivo analisar as representações que os alunos do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade do Ensino Regular e 8º e 9º ano de escolaridade do Curso de Educação e Formação (CEF) têm acerca da indisciplina. Assim, e como forma de efetuar esta análise, foi realizado um estudo quantitativo de caráter comparativo e correlacional. No presente estudo participaram 200 alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico de duas escolas públicas do Concelho de Almeirim, sendo utilizado como instrumento, um questionário. Os dados evidenciaram que, de uma forma global, as representações sobre a indisciplina diferem em parte em função do género, da faixa etária e do tipo de ensino. Por outro lado, não se verificou qualquer relação significativa entre a variável “habilitações literárias dos pais” e a representação dos participantes sobre indisciplina.
ABSTRACT------The goal of this study is to assess the notions that middle school students from both regular school and special education have of the concept of indiscipline. With this in mind, a quantitative study of comparative data and correlation was made: 200 hundred middle school students that attend one of these programs were chosen from two schools in the Almeirim county and submitted to an inquiry. The data provided by the inquiry’s answers suggests that the notions the students have of indiscipline change with gender, age range and type of school. On the other hand, it does not establish a connection between their definition of indiscipline and the qualifications of the average citizen.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3666
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
18918.pdfDocumento principal1,66 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.