Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3658
Título: Literacia familiar : Crenças, práticas e ambientes de literacia em famílias e conhecimento de leitura das crianças no 1º ano de escolaridade
Autor: Vilhena, Diana Raquel Lopes
Orientador: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Palavras-chave: Literacia familiar
Crenças parentais
Práticas de literacia
Desempenhos em leitura
1º ano de escolaridade
Family literacy
Parents’ beliefs
Literacy practices
Performances in reading
1st grade
Data de Defesa: 2014
Resumo: A presente investigação tem como objectivos principais a caracterização de Práticas e Ambientes de Literacia Familiar e as Crenças Parentais (de papel, de auto-eficácia e sobre a aprendizagem) em famílias de crianças do 1º ano de escolaridade. Como segundo objectivo pretendemos analisar a relação existente entre as variáveis: crenças, práticas e ambientes, assim como também a relação entre as práticas e ambientes e os desempenhos das crianças em leitura. Para isso contámos com a colaboração de 116 pais e os respectivos 6 professores dos seus filhos. Foram utilizados 5 questionários para os pais: Práticas de Literacia Familiar, Crenças sobre o Papel dos pais na aprendizagem da leitura e escrita, Crenças sobre esta Aprendizagem, Crenças de Auto-Eficácia dos Pais e ainda, Ambientes de literacia. Foi ainda entregue aos professores um questionário para avaliação de competências em leitura das crianças. Os resultados obtidos indicam-nos assim que os pais realizam com mais frequência Práticas de Treino, contudo as suas Crenças são mais Holísticas em relação ao seu Papel e sobre a Aprendizagem. Os pais com Crenças Holísticas e os pais com Sentimentos mais altos de Eficácia vão realizar mais Práticas de Literacia e despendem mais tempo para estas actividades. Por sua vez, os pais de crianças com desempenhos mais altos em leitura vão despender mais tempo para actividades de leitura de histórias e estas também vão ter mais Práticas de Literacia Familiar em relação às crianças com desempenhos mais baixos em leitura.
ABSTRACT: This research has as main objective the characterization of Practice, Literacy Home Environments and Parents Beliefs (about their role, the literacy learning process, and self-efficacy) in families of children in the 1st grade. As a second objective we want to analyze the relationships between variables: beliefs, practices and home environments and Children’s Reading Performances. For this, participated in this study 116 parents and six teachers of their children. For data collection we used five questionnaires for parents: family literacy practices, beliefs about the role of parents in literacy learning, beliefs about literacy learning process, parental self-efficacy beliefs and yet, literacy home environments. It was also given to the teachers a questionnaire to evaluate reading skills of children. The results showed us that parents perform more often training practices, but their beliefs are more Holistic in relation to its role and the learning process. Parents with holistic beliefs and parents with higher efficacy feelings will hold more Literacy Practices and spend more time for these activities. In turn, parents of children with higher performance for reading will spend more time reading stories and these activities will also have more Family Literacy Practices in relation to children with lower performance in reading.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3658
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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