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Título: Perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular
Autor: Faria, Mafalda Pinto Coelho Rodrigues
Orientador: Morgado, José
Palavras-chave: Inclusão
Professores do ensino secundário
Alunos com deficiência mental
Inclusion
High school teachers
Students with learning disabilities
Data de Defesa: 2014
Resumo: Com o intuito de analisar a perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com deficiência mental no ensino regular, foi realizado um estudo do tipo quantitativo e de carácter comparativo e correlacional. No presente estudo, participaram 160 professores de diversas escolas públicas de zonas como Lisboa, Almada, Setúbal e Santarém. Foi utilizado como instrumento de investigação um questionário que permitiu concluir a perceção do docente, assim como quais as principais de necessidades de formação sentidas por estes para lidar com a inclusão destes alunos em salas de aula do ensino regular. Após a análise dos resultados foi possível concluir que a perceção dos professores do ensino secundário face à inclusão dos alunos com deficiência mental varia em função do número de anos de docência, sendo os professores com menos de 25 anos que apresentam uma perceção mais positiva. Por outro lado, a perceção dos docentes não apresentou diferenças relativamente à experiência e formação em alunos com NEE, à disciplina que o docente leciona e ao conhecimento face à Portaria 275ª.
ABSTRACT------In order to analyze the perception of high school teachers towards the inclusion of students with mental disabilities in regular education, we have conducted a quantitative, comparative and correlational study. In the above referred study, we have achieved a participation of 160 teachers of several public schools in areas such as Lisbon, Almada, Setúbal and Santarém. The research tool used was a questionnaire which enable us to analyze the perception that teachers have about these subject, as well as what the main training needs they have, in order to be able to deal with the inclusion of these students in regular education classrooms. In conclusion and after analyzing the results of the study, we can verify that the perception of teacher varies depending on the number of years of teaching, and the teachers that had less than 25 years of teaching, have a more positive perception. On the other hand, we verified that variables such as the experience and the training of pupils with special education needs (SEN), different disciplines that are taught and the knowledge of the Ordinance 275ª/2012, are not variables which show a difference towards the perception.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3656
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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