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Título: Cooperação e bem-estar psicológico Em contexto comercial
Autor: Cunha, Mafalda Maria Pessoa Soares da
Orientador: Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de
Palavras-chave: Cooperação organizacional
Bem-estar psicológico
Vendedores
Organizational cooperation
Psychological well-being
Salespeople
Data de Defesa: 2011
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a ligação entre cooperação organizacional e bem-estar psicológico, numa amostra de 295 vendedores em diversas áreas de actuação (idades com uma média de 36,43 anos e um desvio-padrão de 10,738), averiguando ainda qual a função desempenhada pelos objectivos de venda nesta relação. O instrumento é composto por um conjunto de questões sócio-demográficas, pelo Questionário de Cooperação em Contexto Organizacional (Oliveira, 2010) e pela EBEP-R (Novo et al., 2006). Os resultados obtidos permitem confirmar que há evidências estatísticas de uma correlação positiva entre cooperação incondicionada e bem-estar psicológico; pelo contrário, a correlação existente entre cooperação condicionada e bem-estar psicológico é negativa, revelando-se que os objectivos de venda têm influência no modelo da relação. Demonstra-se ainda que as variáveis sócio-demográficas induzem algumas diferenças significativas entre grupos no que concerne à cooperação, mas o mesmo não acontece para o bem-estar psicológico.
ABSTRACT: This study aims to explore the link between organizational cooperation and psychological well-being, using a sample of 295 salespeople in several business areas (with an average age of 36.43 years and a standard-deviation of 10.738), intending also to analyze the role played by the assigned selling goals in this connection. The instrument consists of a set of socio-demographic questions, Questionário de Cooperação em Contexto Organizacional (Oliveira, 2010) and EBEP-R (Novo et al., 2006). The results obtained confirm that there is statistical evidence of a positive correlation between unconditional cooperation and psychological well-being; on the contrary, the relation between conditional cooperation and psychological well-being is negative, and it’s established that the selling goals are influential in the relationship’s model. It’s also shown that the socio-demographic variables induce some significant differences in groups with regard to cooperation, but not when it concerns to psychological well-being.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3611
Designação: Mestrado em Psicologia Aplicada
Aparece nas colecções:PORG - Dissertações de Mestrado

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