Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3604
Título: Em defesa das ligações mente-corpo: Reflexões em volta das aulas de movimento-dança com crianças em idade pré-escolar
Autor: Bacalhau, Ana Luísa Lopes
Orientador: Gonzalez, António José C. A.
Palavras-chave: Triângulo psicossomático
Identificação projectiva
Movimento/dança
Psychosomatic triangle
Projective identification
Movement / dance
Data de Defesa: 2012
Resumo: Nesta tese serão abordadas questões associadas às delicadas relações entre as componentes intelectual e corporal da escolaridade e da formação das crianças pré-escolares. Partindo de conceitos retirados das propostas de diversos autores relativos à relação corpo / mente, em particular as componentes do Triângulo Psicossomático, são estabelecidas relações com a noção de Identificação Projectiva. Partindo destes conceitos, e no sentido de explorar as relações criadas nas aulas de Movimento / Dança entre alunos e professora, são apresentadas duas entrevistas feitas a duas famílias (pais e crianças). A análise das mesmas permite perceber a perspectiva dos participantes sobre a importância do trabalho de Movimento, sobretudo nestas idades, e de como este se pode repercutir favoravelmente no desenvolvimento global das crianças.
ABSTRACT: This thesis will address issues associated with the delicate relations between the intellectual and body components of education and training for preschool children. Based on concepts drawn from the proposals of several authors concerning the body / mind, in particular the components of the Psychosomatic Triangle, relations are established with the notion of Projective Identification. Based on these concepts, and in order to explore the relationships created in the Movement / Dance classes between students and teacher, two interviews were done with two families (parents and children). The analysis allow us to see the perspective of the participants on the importance of the Movement classes, especially at this age, and how it can impact positively on the overall development of children.
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3604
Designação: Mestrado em Psicologia
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
6693.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.