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Título: Avaliação de um programa de intervenção precoce : Expectativas e satisfação das famílias apoiadas
Autor: Cunha, Catarina Corrêa Mendes Barão da
Orientador: Pimentel, Júlia van Zeller de Serpa
Palavras-chave: Intervenção precoce
Avaliação de programas
Expectativas
Satisfação
Early intervention
Program evaluation
Expectations
Satisfaction
Data de Defesa: 2008
Resumo: Com este trabalho pretendeu-se dar continuidade ao estudo de Santos (2006) e avaliar as expectativas e o nível de satisfação das famílias atendidas pelo Programa de Intervenção Precoce de Oeiras (PIPO) relativamente aos apoios prestados pelo mesmo serviço. Pretendeu-se ainda entender a relação entre as expectativas e a satisfação das mesmas famílias, inquiridas em momentos diferentes do apoio, e perceber se as expectativas das famílias variam em função das suas características (idade das crianças no início do apoio, tipo de risco associado, grau de escolaridade dos pais). Participaram neste estudo 20 famílias apoiadas pelo PIPO. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Expectativas das Famílias, preenchido por todas as famílias participantes e o Questionário de Satisfação das Famílias, ao qual responderam, um ano depois, nove famílias. Os resultados do nosso estudo, através da análise de médias obtidas, indicam que, globalmente, as famílias não têm expectativas muito elevadas (x=0,6) e que estão satisfeitas com a prestação de serviços do PIPO (x=0,99). Os resultados da relação entre as expectativas e satisfação das mesmas famílias mostram que estas se mostram mais satisfeitas (x=0,99) do que esperavam inicialmente (x=0,36). Utilizou-se o coeficiente de Correlação Ró de Spearman, para medir a intensidade da relação entre as expectativas dos pais e a idade das crianças no início do apoio, tendo-se concluído que a associação entre as variáveis não é significativa. A análise da relação entre as expectativas das famílias inquiridas e a situação de deficiência comprovada (risco estabelecido) ou situação de risco (envolvimental ou biológico), através do teste não paramétrico de Mann-Whitney, mostra que globalmente, as expectativas das famílias não variam em função do tipo de risco envolvido. Por fim, o teste não paramétrico de Mann-Whitney permitiu verificar que as expectativas das famílias inquiridas não variam em função do grau de escolaridade dos pais.
ABSTRACT: This paper follows up the study by Santos (2006) and is an attempt to analyse the expectations and the level of satisfaction of the families benefiting from the Programa de Intervenção Precoce de Oeiras (Programme of Early Intervention of the Municipality of Oeiras) (PIPO) with the support provided under the Programme. It also tries to describe the relationship between the expectations and the degree of satisfaction of those families, questioned at different stages of the support, and to establish whether families' expectations vary according to the family's characteristics (age of children at the beginning of support, type of associated risks, parents' level of education). Twenty families supported by PIPO took part in this study. The tools used for this survey were the Questionnaire on Expectations of Families, answered by all the participating families and one year later, nine of them answered the Questionnaire on the Satisfaction of Families. The results of the survey, based on the analysis of the averages thus obtained, showed that, in general, the families did not have very high expectations (x=0,6) and that they were satisfied with the services provided under the PIPO (x=0,99). The ratio between the expectations and the satisfaction of the families showed that their level of satisfaction was higher (x=0,99) than what they initially expected (x=0,36). Spearman's rank correlation coefficient was used to measure the relationship between parents' expectations and the age of the children at the beginning of support; the relationship between the variables was found to be non-significant. The analysis of the relationship between families' expectations and the proved handicap situation (established risk), and the risk situation (involvement or biological) using the non-parametric test of Mann-Whitney revealed that, in general, families' expectations do not vary according to the type of risk involved. Lastly, the non-parametric test of Mann-Whitney showed that families' expectations do not vary according to the parents' level of education.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao ISPA - Instituto Universitário
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3582
Designação: Mestrado em Psicologia Educacional
Aparece nas colecções:PEDU - Dissertações de Mestrado

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