Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3562
Título: Estilos educativos parentais, autoconceito e desempenho académico
Autor: Satúrio-Pires, Catarina de Almeida de
Orientador: Botelho, Teresa Margarida Morais Pita
Palavras-chave: Estilos educativos parentais
Auto-estima
Auto-conceito
Desempenho académico
Parental rearing styles
Self-esteem
Self concept
Academic achievement
Data de Defesa: 2009
Resumo: Dando uso a diversas questões psicossociais que debatem as consequências dos padrões actuais de educação dos pais relativamente aos seus filhos, este trabalho tem por objectivo aferir de que forma os estilos educativos parentais (autoritário, autoritativo, permissivo e negligente) tal como percebidos por pais e filhos, influenciam as diferentes dimensões do autoconceito e o desempenho académico das crianças. Para o efeito, foi levado a cabo um estudo com 45 alunos participantes com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos e seus pais. Mais do que as variáveis comummente utilizadas como a influência da idade e do género, focámo-nos na perspectiva e na experiência das crianças quanto ao estilo educativo parental percebido, utilizando para esse efeito a Escala de Estilos Educativos Parentais (Barros, 1994) nas suas duas versões – pais e filhos, no sentido de averiguar se existe concordância entre a percepção que os pais têm da forma que educam e a perspectiva que os seus filhos têm dessa mesma educação. Quanto ao autoconceito foi utilizado o Self-Perception Profile for Children (Harter, 1985). Os nossos resultados mostram-se por vezes inconclusivos, embora possam suscitar questões de interessante análise, ressalvando-se a inexistência de correlações entre o desempenho na disciplina de Matemática e qualquer dimensão do Autoconceito, incluindo a de Competência Escolar. O papel desempenhado pelos Estilos Educativos Parentais enquanto variável mediadora entre o Autoconceito e o Desempenho Académico, nem sempre foi transparente ou convergente com os dados de estudos similares. Assim, enquanto tentamos clarificar e reflectir sobre o campo da Psicologia da Parentalidade, novas questões parecem surgir, evidenciando a pluralidade e complexidade desta área de estudo.
Using several psychosocial issues which debate the Parental Rearing Styles‟ consequences to children, we aim to understand in which way the parental styles (authoritative, authoritarian, permissive and negligent) as parents and children perceive them, influence the different dimensions of self-concept and academic achievement. For that effect, we used a sample of 45 students with ages between 8 and 11 years old and their parents. More than using variables like age and gender as an influence, we focused on the children‟s perspective and experience of the perceived parenting style used by their parents. For that effect, we used the Parenting Styles Scale (Barros, 1994) in its two versions – parents and children, as a means to find out whether there was a convergence between the parents‟ perception of the way they educate and how their children perceive that same education. Regarding to the self-concept, we used the Self-Perception Profile for Children (Harter, 1985). Our results were, sometimes, inconclusive, though they might suggest interesting patterns for a post-analysis, as the inexistence of correlations between Mathematics and any dimension of Self-Concept, including the Academic Competence. The role of Parenting Styles as a moderating variable between Self-Concept and Academic Achievement was not always clear or convergent with previous similar studies. Thus, while trying to clarify and reflect about Parenting Psychology field, new issues seem to emerge, showing the complexity and plurality of this study area.
Descrição: Dissertação de mestrado apresentada ao ISPA -Instituto Superior
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3562
Designação: Mestrado em Psicologia Clínica
Aparece nas colecções:PCLI - Dissertações de Mestrado

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