Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.12/3530
Título: Sentir, pensar e aprender : Homenagem a Serge Lebovici no seu 80.' aniversário
Autor: Salgueiro, Emílio Eduardo Guerra
Data: 1996
Editora: ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Citação: Análise Psicológica, 14(1), 53-59
Resumo: O autor procura aprofundar o conceito de aprender, colocando-lhe a origem no corpo activo e emocionado do bebé, descobrindo o mundo através do corpo activo e emocionado da mãe. Sobre estes aprenderes ou distinções fundadoras, podem construir-se os aprenderes eruditos, menos emocionados, se forem criadas pelo educador as condições de acolhimento, suporte, contenção, organização e estimulação ajustados às necessidades do aprendiz. O autor procura definir, por fim, o que caracterizará um bom educador e uma boa caminhada educativa. Palavras-chave: Serge Lebovici, aprenderes fundadores, aprenderes eruditos, aprenderes emocionados, dificuldades no aprender.
RESUME------L’auteur essaie d’approfondir le concept d’apprendre, et trouve son origine dans le corps actif et emo - tioné du bébé, decouvrant le monde tI travers le corps actif et emotioné de sa mère. Sur ces apprendres ou distinctions fondamentales peuvent être construits des apprendres érudits, moins emotionés, si I’éducateur arrive A créer des conditions d’accueil, d’appui, de contention, d’organisation et de stimulation adéquates aux besoins de l’apprenti. L’auteur cherche, finalement, & définir les carácteristiques d’un bon éducateur et d’un bon cheminement éducatif. Mots-clés: Serge Lebovici, apprendres fondateurs, apprendres érudits, apprendres emotionés, difficultés dans l’apprendre.
ABSTRACT------The author tries to deepen the concept of learning, putting its roots in the baby’s body, active and emotionally charged, discovering the mother’s body, also active and emotionally charged. Upon these founding learnings and distinctions, can be built erudite learnings, less emotionally charged, if the educator manages to create conditions of recepti - vity, support, containment, organisation and stimulation, well adjusted to the apprentice’s needs. Finally, the author tries both to define the characteristics of the good educator and of the good educatio - na1 process. Key-words: Serge Lebovici, founding leamings, erudite learnings, emotional leamings, difficulties on learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.12/3530
ISSN: 0870-8231
Aparece nas colecções:PCLI - Artigos em revistas nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AP_1996_1_53.pdf569,73 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.